De 8 a 12 de abril, o Pavilhão da Bienal recebe a 22ª edição da SP-Arte com talks, lançamentos editoriais, design autoral e a estreia do Design NOW como nova aposta da feira.

A SP-Arte 2026 transforma novamente o Pavilhão da Bienal em um dos endereços mais relevantes do circuito cultural brasileiro. A 22ª edição da feira acontece de 8 a 12 de abril e amplia sua proposta para além das galerias e obras expostas, com talks, lançamentos editoriais, audioguias e uma nova área dedicada ao design autoral nacional.
Considerada um dos principais eventos do segmento artístico do Brasil, a SP-Arte 2026 reafirma seu papel como ponto de encontro entre arte, mercado, pensamento e design em um único espaço.
A programação ocupa diferentes andares do Pavilhão da Bienal e foi pensada para atrair tanto colecionadores experientes quanto novos públicos que chegam ao universo da arte contemporânea.

Um evento que vai além das galerias
A SP-Arte sempre foi reconhecida pela qualidade de suas galerias participantes. Mas a 22ª edição reforça que a experiência do visitante começa antes de qualquer obra e se estende para muito além delas.
Talks com artistas, editores e curadores, lançamentos de livros de arte e a estreia do Design NOW como nova frente da feira constroem uma programação que posiciona a SP-Arte 2026 como um evento cultural completo, não apenas uma feira comercial.

A programação completa de talks no Palco SP-Arte
O Palco SP-Arte, localizado no terceiro andar, recebe conversas dedicadas ao mercado de arte e ao colecionismo com curadoria de Tamara Perlman. A programação se distribui ao longo de três dias com entrada gratuita para visitantes credenciados da feira.
Quinta-feira, 9 de abril
14h — Nara Roesler: 50 anos de arte Nara Roesler conversa com Miguel Chaia sobre cinco décadas à frente de uma das galerias mais importantes do Brasil.
15h30 — Manuel Brandazza: Actividad de uso Manuel Brandazza, da galeria Marilia Razuk, conversa com Cecilia Palmeiro sobre seu trabalho e o lançamento de sua publicação.
17h — Daniel Senise + Charles Cosac: 40 anos de edição Daniel Senise, representado pelas galerias Nara Roesler e Paulo Darzé, conversa com o editor Charles Cosac sobre quatro décadas de produção editorial no campo da arte brasileira.
Sexta-feira, 10 de abril
14h — 10 anos de design na SP-Arte Painel com Luciana Martins (,ovo), Teo Villela (Teo) e Claudia Moreira Salles (ETEL), com moderação de Debora Mateus.
15h30 — Montez Magno: o artista total com Lisette Lagnado e Germano Dushá, moderado por Ana Maria Maia, da Pinacoteca de São Paulo.
17h — 25 anos de Fortes D’Aloia & Gabriel Com Márcia Fortes, Ivo Mesquita, Ernesto Neto e Tadáskía, todos representados pela galeria.
Sábado, 11 de abril
15h — A perder de vista: arte no espaço amplo Com Bruna Pessoa de Queiroz (Usina de Arte), Orandi Momesso (Parque Geminiani Momesso), Regina Silveira (Luciana Brito) e Antonio Gonçalves Filho (Almeida & Dale).
16h30 — Design NOW Com Livia Debbane, Anna Machado, Érico Gondim, Rodrigo Edelstein e Fernanda Barretto.

Lançamentos editoriais no Lounge
O Lounge de lançamentos editoriais distribui novidades ao longo dos três dias centrais da SP-Arte 2026.
Quinta-feira, 9 de abril
15h — Livro Azul Autor: Feco Hamburger | Editora: Laranja Original
17h — Manuel Brandazza: Actividad de uso Autores: Manuel Brandazza e Cecilia Palmeiro | Editora: Pasto Galeria
18h — Daniel Senise: 40 anos de edição — dos anos 80 a 2026 Autores: Daniel Senise e Charles Cosac | Editora: Cosac
Sexta-feira, 10 de abril
15h — A arte salva Autores: Eduardo Srur e Marc Pottier | Editora: BEI
17h — Máquina de ritmo: Som e música na arte brasileira Autores: diversos | Editora: Act
Sábado, 11 de abril
15h às 17h — Grande lançamento Fotô Editorial, com seis títulos simultâneos:
Sobrevivência da beleza por Eduardo Muylaert
Viagem em família por Alessandra Bobba e Lucca Bobba
Sobre vagalumes por Vane Barini
Estado misto por Andrea Bernardelli Solaris
Fabio Mattos Sinfonia dos micélios por Norma Vieira.

O Design NOW e as exposições que ampliam a SP-Arte 2026
Uma das novidades mais comentadas da SP-Arte 2026 é o Design NOW, nova área dedicada ao mobiliário independente brasileiro. Com curadoria de Livia Debbane, o setor reúne dez estúdios e designers que trabalham em escala autoral, explorando materiais como porcelana, aço, madeira e impressão 3D.
Entre os participantes estão Rodrigo Edelstein, Érico Gondim, Lilian Malta e Anna Machado. A iniciativa reforça o compromisso da SP-Arte 2026 com o design brasileiro como disciplina criativa autônoma, não apenas como apêndice do mercado de arte.
Confira mais detalhes da programação no site oficial do evento.
Se você curte conteúdo sobre moda e lifestyle, acesse o nosso canal do Youtube com a Fabíola Kassin.
Compartilhe
- Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Compartilhar no Pinterest(abre em nova janela) Pinterest
- Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Imprimir(abre em nova janela) Imprimir









