Desde o desfile de estreia de Martin Margiela, na temporada Primavera/Verão de 1989, o sapato Tabi, inspirado no Japão e com sua divisão no dedão, se tornou uma peça assinatura da Maison Margiela. Há 35 anos, a marca francesa vem reinterpretando esse calçado tão único, e agora, pela primeira vez, dedica a ele uma exposição inteira: a “Tabiology”.
A “Tabiology” é uma pop-up gratuita que acontece de 20 de março a 15 de abril, no luxuoso shopping South Coast Plaza, na Califórnia. O espaço da exposição é coberto por pegadas do Tabi, lembrando a icônica passarela do desfile de estreia.
Lá dentro, você encontrará uma linha do tempo do Tabi através de 20 pares históricos expostos em plataformas. A jornada começa com um par de botas de camurça cor de pele, da coleção de estreia, e segue por tamancos Tabi do Outono/Inverno de 1991 e até patins Tabi feitos em colaboração com John Wilson em 2014.
A exposição também conta com objetos inusitados ligados ao Tabi, como luvas de ópera e uma camiseta de 1991 estampada com pegadas vermelhas. É possível ver desde o design original de Martin Margiela até as interpretações contemporâneas de John Galliano, diretor artístico da Maison Margiela desde 2014.
Além de revisitar a história do sapato, a “Tabiology” permite que os visitantes criem seu próprio Tabi digital exclusivo através de NFT (token não fungível). É a primeira vez que o projeto Tabiology, lançado no início de março, é apresentado ao público. Duas estações digitais, apoiadas pela empresa de inteligência artificial generativa Hypno, estarão disponíveis para que as pessoas explorem os limites do que um Tabi pode ser.
Para os fãs da Maison Margiela, esse é o passeio imperdível do mês na Califórnia. A exposição oferece ainda a possibilidade de comprar uma seleção exclusiva de modelos Tabi na loja da Maison Margiela, localizada ali perto.