O estilista americano Thom Browne causou frisson na sua estreia no Salone del Mobile de Milão, a feira de design mais prestigiada da Itália. Mas calma, não foi agitação no sentido tradicional. Browne, conhecido pela vanguarda e irreverência no mundo da moda, levou a tranquilidade para a passarela.
Tudo começou com a parceria de peso: a marca de roupa de cama de luxo Frette. Para mostrar essa colaboração única, Browne criou a performance “Hora de Dormir”. Imagine um curta-metragem: modelos, usando pouca roupa, caminham decididos até camas assinadas pelo designer francês Jacques Adnet. Então, vestem impecáveis ternos Thom Browne cinza e… se deitam para um cochilo rápido. De repente, acordam, tiram a roupa e partem. Dormir no ponto? Sim, mas com a assinatura do estiloso Browne: elegante, sartorial e com um toque surreal.
“Eu quis mostrar a parceria com a Frette de uma forma pessoal. Pegar uma ideia simples, elevá-la através da minha narrativa e permitir que as pessoas vejam essa união por uma lente diferente”, explicou o estilista à uma revista.
A performance lembra um pouco a apresentação de Outono 2009 de Browne, a primeira dele na Europa. É como se fosse um déjà vu proposital, mas com uma pegada bem humorada. Afinal, sonambulismo fashion? Só poderia ser obra de Thom Browne.
Falando em assinatura, o estilista americano é conhecido por reinterpretar a moda masculina clássica do século 20. Nas mãos dele, ternos bem cortados e listras discretas se transformam em sonhos tangíveis. Tudo isso sem falar nos lençóis impecáveis, blazers pendurados com cuidado e o toque final: roupas íntimas listradas com as quatro barras, marca registrada de Browne.
Mas pera lá! Browne é americano e a performance tem camas francesas vintage. Como isso combina? Simples: na visão de mundo particular do estilista. “É moleza”, brinca ele. “Eu sei exatamente o que quero e como isso se encaixa no universo que criei”.
E esse universo particular é construído com parceiros de peso. Não importa a nacionalidade. Thom Browne se cerca dos melhores artesãos do mundo, sejam eles franceses (Frette, Baccarat, Haviland, Christofle) ou de qualquer outro lugar. O que importa é o domínio do ofício, assim como ele próprio domina a arte da moda.
Essa mistura de influências fica evidente na performance e, claro, nos produtos para casa. É elegância sem fronteiras, um estilo que transcende nacionalidades. E sabe de uma coisa? Browne leva tudo isso para a vida real. “Faz todo o sentido a parceria com essas marcas. Eu vivo cercado por elas”, conta. “São os melhores no que fazem e criam produtos lindos. Belos o suficiente para que meus clientes possam experimentar a mesma sensação que eu”.