Conheça os 04 tipos de rosácea

Com certeza você já ouviu falar em rosácea, mas você sabia que existem 04 tipos diferentes dela?

Muito além de uma simples vermelhidão no rosto, esta doença de pele é caracterizada por outros sintomas como vasos sanguíneos dilatados e sensações de queimação, normalmente concentradas na região das bochechas, nariz, testa e queixo.

A rosácea afeta mais mulheres do que homens e é dividida em quatro tipos, sendo que o rubor e a sensibilidade é o que caracterizam cada um deles. Sei que existe um certo medo com relação a essa doença já que ela não tem cura, mas é importante deixar claro que muitos tratamentos conseguem controlar e minimizar os sintomas.

Se você acha que tem rosácea, pode tentar identificá-la com a ajuda dessa matéria, mas é importante que você procure um dermatologista pois só ele poderá dizer qual é o tratamento indicado para você.

1) Rosácea Eritemato Telangectasia

Essa é a rosácea mais comum e faz com que a pele fique vermelha, com vasos aparentes bem no centro do rosto e bochechas. É normal sentir uma leve ardência e queimação na pele, sendo que esses sintomas podem se agravar quando a pessoa fica exposta ao sol, pratica exercícios físicos ou tem momentos de muito estresse.

2) Rosácea Pápula Pustular

Neste tipo de rosácea a vermelhidão é acompanhada do surgimento de lesões pápulo-pustulosas, que são manchas e relevos parecidos com espinhas que contém pus.

3) Rosácea Fimatosa

Na rosácea fimatosa há um aumento na produção de glândulas sebáceas, o que leva ao aparecimento de ‘caroços’ nas áreas afetadas. A pele fica mais espessa, bem avermelhada e ainda mais sensível.

4) Rosácea Ocular

Sim, existe uma rosácea ocular e ela é muito comum nos pacientes que já possuem algum outro tipo de rosácea. Podendo ser confundida com uma conjuntivite, seus sintomas são os olhos secos, a vermelhidão, visão embaçada e dor nos olhos.

Foto: Reprodução/ Pinterest.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR