Blogueira ou Influenciadora
Tudo o que você precisa saber e entender de uma vez por todas!!
Com o início do maior uso das mídias sociais, surgiram as blogueiras , pessoas reais que em seus blogs compartilhavam looks e dicas de forma bem amadora e caseira.aos poucos, foram ganhando público e começaram a ganhar dinheiro com os seus posts.
Enquanto as redes iam se desenvolvendo, o Instagram começou a ocupar um lugar importante para elas e não demorou muito para que substituísse os blogs. Blogueiras sem blogs.
Foi aí que essa se tornou uma prática massificada. Com os blogs deixados de lado, nem mesmo era mais necessário escrever uma matéria, o trabalho passou a ser resumido em tirar selfies.
Os conteúdos rasos e apenas voltados para si mesmo, inexplicavelmente, tinham e têm público, fazendo com que surgisse mais inúmeras blogueiras, que depois passaram a ser chamadas de influenciadoras .
As blogueiras ou influenciadoras poderiam até ocupar um lugar importante para a comunicação moderna, democratizar a informação e se dissociar dos antigos conceitos da criação de conteúdo.
Porém, infelizmente são poucas as que escolheram esse caminho. Com a massificação dos influenciadores, as blogueiras se tornam vendedoras, ao não produzirem nada além dos “publis”, os feeds se tornam saturados pelas tantas postagens patrocinadas e os consumidores ficam cada vez mais céticos em relação aos argumentos de vendas não autênticos.
O marketing de influenciadores se tornou um investimento multimilionário para marcas de moda, beleza e varejo, com porções consideráveis de seus orçamentos de publicidade agora dedicadas a ações com blogueiras.
Mas quanto mais a indústria olha para os influenciadores e seus seguidores, mais ela não se parece com o que diz ser, em muitos casos, a contagem inflada de seguidores resulta em campanhas que geram pouquíssimo retorno sobre o investimento.
Recentemente, a atriz Fernanda Paes Leme começou uma série em seu IGTV, que aborda bem essa questão, mostrando a realidade e bastidores por trás das fotos que aparentam ser impecáveis. É importante que o público entenda que o seu follow vale dinheiro.
E, portanto, ele também tem a responsabilidade de dar ou não voz à essas personalidades.
É necessário ter cuidado e confiança ao escolher de quem você irá consumir conteúdo.