AHA e BHA: Qual a diferença?


Se você usa muitos produtos de skincare, com certeza já viu os escritos AHA e BHA em alguma embalagem, mas você sabe o que são eles?

Ambos são ácidos muito utilizados em esfoliantes que removem quimicamente as camadas superficiais da pele, melhorando a hidratação, reduzindo rugas e estimulando a produção de colágeno. Agora vamos falar sobre as diferenças entre eles!

Derivado da cana de açúcar e de outras plantas, o alfa-hidroxiácido é mais indicado para esfoliar a pele normal, seca ou com manchas, enquanto o beta-hidroxiácido, composto orgânico que contém tanto uma hidroxila quanto um grupo carboxila, atua melhor em peles acneicas e com poros dilatados, pois tem uma ação anti-inflamatória e antibactericida. Outra característica importante é que o AHA é solúvel em água, mas o BHA é solúvel em óleo.

Dentre os exemplos de alfa-hidroxiácido estão o ácido glicólico e o láctico, enquanto o mais conhecido de beta-hidroxiácido é o ácido salicílico.

Se você quer começar um tratamento com um esfoliante químico, a primeira coisa que deve fazer é conversar com o seu dermatologista para descobrir qual o produto e o ácido mais indicado para a sua pele.

Consegui esclarecer algumas dúvidas?

Foto: Reprodução/ Pinterest.