As oleaginosas são vilões da dieta?


Com certeza você já leu em algum lugar ou ouviu dizer que as oleaginosas são boas opções para quem está de dieta. Será que isso é mesmo verdade ou elas podem estar prejudicando quem deseja um resultado na perda de peso?

Para começo de conversa, oleaginosas são nozes, castanhas, amêndoas, pistache, entre outras coisas, que possuem a ‘gordura do bem’ e diversos outros componentes como ômega 3, magnésio, zinco, proteína, vitamina E e fibras.

De fato elas são opções saudáveis para um lanche entre as refeições principais já que podem influenciar no bom funcionamento do nosso organismo e principalmente na saúde cardiovascular, mas é exatamente na ‘gordura do bem’ que também mora o perigo. Ela é ótima se for consumida na quantidade ideal, caso contrário ao invés de estar te ajudando na dieta ela te fará ganhar ainda mais calorias.

Isso sem falar que as oleaginosas possuem muito selênio, mineral essencial para o nosso corpo, mas que pode nos intoxicar se for consumido em grande quantidade.

É importante entender que muitos alimentos são saudáveis e ‘amigos’ da dieta se consumidos na quantidade certa. Tudo que é ingerido sem limites irá atrapalhar seus resultados.

Foto: Reprodução.