SELFCARE : Magnésio impossível viver sem ele

Importantíssimo para nosso corpo, o Magnésio participa em mais de 300 processos biológicos, sendo essencial para síntese de proteínas e transporte de energia no nosso corpo. 

Para você ter uma ideia da importância desse mineral, o magnésio auxilia na melhora das cólicas e qualidade do sono, por participar do processo de relaxamento muscular, além de evitar câimbras durante os treinos. Também fortalece os ossos, por auxiliar na conversão de vitamina D inativa em forma ativa. 

Interessantemente, nosso corpo utiliza as reservas de magnésio para diminuir a resposta física a situações de estresse.

Como? Reduzindo a ansiedade, promovendo um relaxamento muscular, mantendo o bom funcionamento intestinal (lembre-se, o intestino é nosso segundo cérebro) e reduzindo o cortisol (hormônio do estresse, digamos assim).

Quando devo suplementar?

A recomendação diária de magnésio para mulheres é de 310-320mg e para homens de 400-420mg, podemos facilmente suprir pela alimentação inserindo alimentos ricos neste mineral, como: semente de abóbora e gergelim, castanha do pará e de caju, amêndoas, banana, aveia e espinafre.

Porém, muitas vezes é benéfico a suplementação de magnésio, como na TPM, ansiedade, pratica de atividade física e etc. Por isso, é difícil dizer quando você precisa suplementar magnésio, porque cada um tem uma rotina, alimentação e histórico de saúde. 

Eu suplemento pq faço muito exercício, então acabo gastando demais.

Para saber se você deve suplementar, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

Quais são os tipos de suplemento de magnésio? 

Existem vários tipos e é importante que você entenda a diferença de cada um deles para saber comprar o suplemento certo!

Antes, vamos entender o que é biodisponibilidade que é o quanto está disponível para absorver, por exemplo: uma alta biodisponibilidade significa que praticamente 100% será absorvido e aproveitado pelo nosso organismo. 

Cloreto de magnésio: melhora biodisponibilidade da vitamina D, é benéfico para sistema imunológico e indicado para praticantes de atividade física mais indicados na saúde do estômago e intestino.

Magnésio Dimalato: Com uma combinação de magnésio com ácido málico (elementos químicos complementares), é um suplemento com propriedades únicas que garantem uma maior absorção pelo organismo. É indicado para redução do estresse, ansiedade, depressão e nas doenças cardíacas. 

Magnésio quelato: a fonte mais moderna e a mais biodisponivel. 

Magnésio Glicinate: indicado para melhora da resposta imunológica e saúde intestinal por estar acoplado a uma molécula de glicina e uma de glutamina. 

Magnésio Treonato: indicado para tratamento de doenças neurológicas, redução da ansiedade e estresse pela capacidade de atuação diretamente no cérebro. 

É importante que você consulte seu médico ou nutricionista antes de usar qualquer suplemento, porque há efeitos colaterais, embora que raros, e contraindicações, como em casos de doenças renais.