SELFCARE: Suplementação com triptofano

Já ouviu falar nesse aminoácido mega poderoso?! Se nunca viu, leia isso com atenção 😅

Todos nós precisamos do triptofano, ele é essencial, ou seja, nosso organismo não consegue produzir, logo, temos que suplementar ou optar por comer alimentos ricos neste aminoácido.

Ele tem diversas funções no nosso organismo, uma delas é ser precursor da serotonina, o poderoso hormônio “do prazer” , que regula o humor, sono, apetite e muito mais.

A suplementação de triptofano é indicada nos casos de:

  • Redução dos níveis de cortisol, uma substância associada ao estresse
  • Melhora da resistência à insulina
  • Melhora do sono
  • Depressão e Ansiedade
  • TPM e menopausa: porque auxilia na melhora do humor e na redução da vontade de comer doces
  • Controle de peso e aumento da saciedade
  • Antes de buscar a suplementação é preciso olhar para sua alimentação, saúde e buscar um nutricionista ou nutrólogo para verificar se você precisa.

As doses variam de acordo com a necessidade de cada pessoa e há casos de contraindicação, como, para quem faz uso de antidepressivos. Outro fator é que as vezes ele precisa ser combinado com outros aminoácidos, minerais ou vitaminas para ter o efeito desejado, por exemplo: l-triptofano + B3 ou l-triptofano +piridoxina + magnésio + niacina e por ai vai.

Enquanto você procura o profissional especializado, veja se seu cardápio contém os alimentos ricos em triptofano, como por exemplo :

  • castanhas, banana, aveia, linhaça, chocolate amargo, leite e derivados, arroz integral, leguminosas (lentilha, soja, feijão azuki), ovo e semente de abóbora.

No caso de suplementos, existem muitos combos de vitamina e BCAA’s que contém o triptofano!