Eletrólitos: qual a importância na nossa saúde?


Acha que ir para a academia é só treinar e pronto?! Não! Devido ao alto consumo de energia e nutrientes, a reposição é ainda mais necessária!

Quando transpiramos, perdemos muitos minerais importantes! Além do sódio e do potássio, eletrólitos como magnésio, fósforo, cálcio e cloreto escorrem pelo suor mas são de grande importância!!

Os eletrólitos atuam no gerenciamento da pressão arterial e de pH do sangue, na reconstrução de tecidos danificados, na contração dos músculos, na hidratação, na prevenção de câimbras e na produção de energia.

É ai que entra a reposição desses seis minerais fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Os eletrólitos chegam ao nosso corpo pela alimentação. Assim, uma dieta pobre em alimentos como banana, leite ou água de coco, por exemplo, pode reduzir a presença de eletrólitos em nosso corpo.

Mas o principal causador de desequilíbrio no nível de eletrólitos é a eliminação excessiva de minerais pelo suor ou urina. Esse problema ocorre principalmente com atletas, pessoas que consomem bebidas alcoólicas e idosos com mau funcionamento dos rins, entre outros.

Por isso é mega frequente vermos por aí atletas consumindo Gatorade ou alguma outra bebida desse tipo: ele tem eletrólito concentrado na sua composição!

Também pode haver perda excessiva de eletrólitos por parte de pessoas acometidas por diarréia ou vômito, então vale ficar atento!!

Durante meu treino, sempre uso cápsulas de eletrólitos ou sachês, antes ou durante o treino! Meu preferido é o da Essential Nutrition!

eletrólitos e seus benefícios para a saúde
ELETRÓLITOS – HYDROLYFT / ESSENTIAL NUTRITION

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre os minerais, aqui no site você encontra várias matérias!! Só clicar AQUI e conferir tudo sobre Selfcare!!

Tem vídeo sobre Eletrólitos também!

Já segue o Hypnotique no Instagram?

Um bjo, tchau!

Fabíola Kassin.