Aposto que você já deve ter ouvido falar em frutose e em como o açúcar natural das frutas pode ser maléfico para a saúde. Acertei?!
Primeiramente, a frutose nada mais é do que uma forma de carboidrato presente em alguns alimentos e principalmente nas frutas. A principal questão em torno dela é no fato de aumentar ou não os níveis de diabetes e algumas outras doenças como alto colesterol e até mesmo obesidade.
O principal é pensar sempre que o prejudicial é o excesso.
Sendo assim, as frutas, por exemplo, contêm um baixo índice de frutose e muitos outros nutrientes. A alta quantidade de fibras faz controla o açúcar que foi consumido. Além disso, os minerais e antioxidantes também ajudam a regular o metabolismo.
Uma dica para quem ainda tiver receio sobre o assunto é sempre combinar outros alimentos às frutas! Alguma fonte de fibra e proteína, castanhas, queijos e alimentos dessa categoria pode fazer com que a dieta seja ainda mais rica.
Mas calma, isso são as frutas! Alimentos industrializados como: refrigerantes, sucos de caixinha, outros alimentos ricos em corantes como ketchup, molhos, bolos e chocolates são ricos em frutose e esses sim podem fazer mal à saúde.
Sobre a frutose
A frutose refinada, justamente essa utilizada em produtos industrializados, chega de forma mais rápida no fígado e isso sim pode trazer inúmeros malefícios para a saúde.
Para facilitar para vocês, resolvi listar algumas frutas com o maior e menor índice de frutose! Assim, fica muito mais fácil na hora de montar a sua alimentação!
- As frutas com o menor teor são: abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, amora melão.
- Já as com maior teor são: tâmara, banana, ameixa, manga, caqui.
Outra observação válida é ficar atento após a ingestão de algumas dessas frutas. A intolerância à frutose existe e é mais comum do que parece! Para quem sofre de intolerância, vale a pena conferir a dieta FODMAP’s, tem matéria sobre ela AQUI!
Enfim, já segue o Hypnotique no Instagram?
Um bjo, tchau!
Fabíola Kassin.