Bottega Veneta está levando sua paixão pelo artesanato a um novo patamar com o lançamento da Bottega Veneta Accademia Labor et Ingenium, uma iniciativa projetada para “cultivar a próxima geração de talentos artesanais”.
Esta icônica Maison, que opera como uma verdadeira família, tem uma longa tradição de artesãos que passam suas habilidades de geração em geração. Agora, a Bottega Veneta está abrindo as portas para 50 novos estudantes a cada ano, prontos para aprender os segredos por trás do renomado artesanato da marca.
Os alunos terão a oportunidade de trabalhar tanto no ateliê da Bottega Veneta em Montebello Vicentino quanto em um novo espaço no local de fabricação da marca em Povolaro Dueville, que servirá como centro educacional. Eles serão orientados por artesãos experientes, novos alunos e contratações externas. O programa oferece uma variedade de atividades de treinamento, workshops e cursos.
A Accademia Labor et Ingenium inicia seu programa em grande estilo com uma “masterclass personalizada de sete semanas em parceria com a Universidade IUAV de Veneza”, que permitirá aos alunos criar protótipos de bolsas e transformá-los em designs prontos para a produção. Além de dominar as técnicas de fabricação exclusivas da Bottega Veneta, os alunos também terão a chance de obter insights sobre o funcionamento do mercado de luxo, desenvolvendo habilidades profissionais essenciais, como comunicação e construção de relacionamentos.
O CEO da Bottega Veneta, Leo Rongone, compartilhou sua visão sobre esta iniciativa: “A Accademia Labor et Ingenium é um pilar estratégico fundamental para preservar o savoir-faire único da Bottega Veneta. A habilidade excepcional e a criatividade são essenciais para nossa marca e para a herança de nossa região natal em Veneto. Com a Accademia, levamos o ethos coletivo que está no coração da Bottega Veneta a um novo patamar, construindo sobre nossa rica história de compartilhamento de habilidades e inovação para nutrir os artesãos do futuro.”
Uma característica única deste programa é que os alunos que completarem o curso na íntegra têm a garantia de emprego na Bottega Veneta. Além disso, a Maison também está investindo em programas de “aprimoramento e reciclagem” para seu pessoal existente.