Como a vibrante exuberância de suas raízes no Brasil, a marca de estilo de vida e moda, Farm Rio, solidificou seu compromisso com um ambiente natural ao receber a certificação B Corp.
Com 26 anos de história, a empresa obteve uma pontuação de 85,5 pontos em seu desempenho social e ambiental, respondendo a mais de 300 perguntas. Seguindo os passos de outras empresas multinacionais, a Farm Rio atendeu a critérios rigorosos, permitindo que seu desempenho fosse avaliado de acordo com os padrões da B Lab e disponibilizado ao público em seu perfil B Corp no site da B Lab. A B Lab é a organização sem fins lucrativos que concede a certificação B Corp.
Para obter e manter a certificação, as empresas devem alcançar uma pontuação mínima de 80 em uma avaliação de seu desempenho social e ambiental, incorporar os compromissos da B Corp em seus documentos de governança e pagar uma taxa anual com base nas vendas. Agora que a Farm Rio recebeu a certificação B Corp, como todas as outras empresas certificadas, precisará recertificar a cada três anos para manter seu status.
A certificação B Corp representa o compromisso voluntário da Farm Rio em atender a padrões elevados de desempenho ambiental e social, transparência e responsabilidade em diversos níveis. Isso engloba desde a seleção de matérias-primas e a gestão da cadeia de suprimentos até a produção, filantropia, tratamento de trabalhadores e construção de comunidades. No ano passado, a Farm Rio alcançou vendas anuais de $215 milhões no Brasil e $85,4 milhões em outros países.
No entanto, essa certificação exige um esforço global. As empresas B Corp, em conjunto, buscam reduzir a pobreza e a desigualdade, fortalecer empregos com propósito e comunidades, e trabalhar internacionalmente para promover um ambiente mais saudável e utilizar os negócios para o benefício de todos. Menos da metade das mais de 100.000 empresas que se candidataram à certificação B Corp conseguiram obtê-la desde o início da B Lab em 2006.
A designação social e ambiental da Farm Rio foi resultado de anos de esforço. Em 2017, a empresa iniciou uma parceria com os Yawanawás, um grupo de indígenas que vive no Brasil, apoiando-os e respeitando sua herança e comunidade.
Nos últimos anos, a empresa tem se dedicado ao cultivo da terra por meio de uma parceria com a organização beneficente sem fins lucrativos One Tree Planted, comprometida com esforços de reflorestamento em diversos biomas brasileiros, incluindo a Floresta Amazônica. Três anos após o plantio da primeira semente, a empresa já plantou mais de 1 milhão de árvores por meio de seu programa de reflorestamento “1.000 árvores por dia, todos os dias”. Esses esforços são visíveis em todos os seis biomas brasileiros.
No final de agosto, a Farm Rio plantou um tipo diferente de árvore para a abertura de uma pop-up na Liberty London – uma árvore de 12 metros, que tem cerca de 40 pés de altura, no átrio da loja de departamentos.
A Farm Rio também tem trabalhado na redução das emissões de CO2 de suas diversas coleções de roupas e outros itens que produz anualmente. Como resultado, as coleções se tornaram 100% neutras em carbono, desde o design das estampas até os pedidos e entregas.
Além disso, no ano passado, a Farm Rio lançou a iniciativa “Re-Farm Cria”, um projeto sociocultural voltado para jovens de minorias brasileiras, promovendo criatividade, sustentabilidade e igualdade por meio de programação e oportunidades. Simultaneamente, a Farm Rio tem colaborado com a Associação Onçafari, uma organização que promove a conservação do meio ambiente e contribui para o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que atua, por meio do ecoturismo e estudos científicos.
A Associação Onçafari também se compromete com a preservação da biodiversidade em vários biomas brasileiros, com foco em onças-pintadas e lobos-guará.
A Farm Rio trabalha com essa associação e outros parceiros para ajudar a preservar a biodiversidade em diversos biomas brasileiros. A empresa acredita na criação de uma política de diversidade, equidade e inclusão e em um modelo de negócios que considera o bem-estar de todos e a experiência completa do cliente.