Nova exposição sobre Elsa Schiaparelli em Paris

É sempre revigorante ver as criações da Schiaparelli no desfiles. As roupas com um toque de surrealismo e ousadia fascinam quem entende a moda como expressão. E isso vem desde que a marca começou, quando sua fundadora Elsa Schiaparelli era a responsável por criar as roupas e acessórios.

Elsa, cresceu em uma família abastada e erudita sempre valorizou muito a arte. Nascida no ano de 1890 em Roma, na Itália a designer foi influenciada desde cedo pelo costureiro Paul Poiret. Conhecido na época por fugir da criação de vestidos longos com espartilhos. Promovendo um novo estilo que permitia uma liberdade de movimento maior para as mulheres. Porém, na época, Schiaparelli não tinha um treinamento técnico especializado para modelagem de roupas.

Seu método de criação pode ser considerado improvisado, tendo uma forte influência de seu amigo pessoal, Poiret. Ela costumava drapear os tecidos diretamente nos corpos das modelos e às vezes nela mesma. Os resultados pareciam improvisados, porém bastante usáveis. Depois de alguns anos criando e vendendo suas peças como freelancer, ela abriu seu próprio atelier em 1927, conquistando o mundo da moda e uma forte clientela com suas primeiras coleções incluindo suéteres tricotados à mão.

Com o passar dos anos, seus produtos evoluíram de roupas mais casuais e esportivas para uma linha completa de peças. Em 1932, ela já tinha 400 funcionários produzindo de 7.000 a 8.000 peças por ano. Esses projetos iniciais, embora mais clássicos do que seus trabalhos posteriores, já incorporavam sua estética única. As roupas e acessórios que ela criou nos anos 30 e 40, quando colaborou com artistas surrealistas como Jean Cocteau, Salvador Dalí, Leonor Fini e Man Ray representam o auge da sua criatividade.

Sua marca teve uma influência fortíssima desse movimento artístico. Ela conviveu com esses grandes criadores, o que resultou em inovações e uma maior expressão de liberdade e autenticidade. Sendo a cor Isso tudo resultou em um ícone da moda, que trazia inovações, autenticidade e liberdade, sendo a cor de Rosa Shock um de seus legados para o mundo.

E agora alguns desses trabalhos poderão ser vistos na exposição Shocking! Les mondes surréalistes d’Elsa Schiaparelli (Shocking! Os mundos surrealistas de Elsa Schiaparelli), no Musée des Arts Décoratifs em Paris. A exposição, que destaca a relação da estilista com a moda, traz desenhos, modelos e joias feitas por Elsa que tiveram grande influência da arte ou foram realizadas em colaboração com grandes artistas.

A exibição que começa dia 06 de julho desse ano, ficará disponível até 22 de janeiro de 2023.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR