Esse tecido inovador é criado a partir de plantas

Você já ouviu falar sobre o Fluff Stuff? Esse enchimento têxtil à base de plantas está ficando cada vez mais popular ao redor do mundo. Criado a partir da vegetação cultivada em turfeiras reumedecidas na Finlândia, o projeto surgiu graças a estudantes da Universidade de Aalto. E atualmente está sendo exibido como parte da Semana de Design de Helsinque.

O projeto co-fundado pelo engenheiro Lukas Schuck e o designer Tea Auramo, inclui uma linha de protótipos de utensílios domésticos e roupas. Estes produtos incluem várias almofadas e edredons coloridos, além de casacos, malas e até mesmo um chapéu. Todos recheados com fibras de celulose.

As peças são preenchidas com Typha latifolia, uma planta comumente conhecida por suas sementes longas marrons, tipicamente encontradas áreas úmidas, como as turfeiras finlandesas. Cada produto é recheado com fibras vegetais em vez do enchimento tradicional com uso intensivo de carbono.

De acordo com a equipe Fluff Stuff, a Taboa absorve 66% menos água do que a penugem e seca duas vezes mais rápido. Os criadores do projeto também escolheram cores específicas para os novos tecidos, fazendo com que os tons combinassem com bege, azul e vermelho.

“As fibras Typha são naturalmente revestidas por uma camada de cera, tornando-as altamente hidrofóbicas. Atualmente, as plantas são colhidas de turfeiras reumedecidas na Finlândia usando o primeiro dispositivo protótipo criado pela equipe – uma máquina portátil que extrai as taboas por meio de sucção.”

Auramom, um dos designers do projeto, explicou que atualmente a equipe está usando as fibras adquiridas especificamente para o projeto. Mas no futuro planeja produzir seus próprios têxteis para criar os enchimentos, uma vez que a Fluff Stuff pretende lançar uma linha comercial em breve.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR