A gigante sueca de fast-fashion H&M está pronta para se reconectar com a comunidade criativa chinesa. Na semana passada, a marca anunciou uma parceria importante com a Semana de Moda de Xangai.
Fruto desse acordo, a H&M vai lançar uma coleção colaborativa com um estilista chinês no próximo semestre, com o apoio da Semana de Moda de Xangai.
Durante a última edição do evento, que aconteceu em abril, representantes da H&M, incluindo o gerente regional para a Grande China, Saed El-Achkar, marcaram presença em vários desfiles. Entre os nomes observados estão estilistas como Louis Shengtao Chen, Xander Zhou e Shushu/Tong. Acredita-se que conversas iniciais com possíveis parceiros já tenham acontecido.
O anúncio oficial da colaboração deve ser feito no início do verão.
A H&M, que chegou à China continental em 2007, tem buscado parcerias com talentos locais desde 2015, quando Ximon Lee venceu o Prêmio de Design da H&M. O lançamento da cápsula ganhadora foi marcado por um grande evento em Xangai.
Desde então, a marca já colaborou com estilistas como Angel Chen e Pronounce em coleções exclusivas para a China, além de apoiar o Prêmio Hu Fashion Forward em 2021.
No entanto, a troca da H&M com a indústria da moda local foi interrompida pela polêmica do algodão de Xinjiang em 2021. A empresa se comprometeu a parar de usar algodão da região e, por isso, teve suas vendas temporariamente suspensas nas principais plataformas de e-commerce chinesas.
Reforçando seu compromisso de longo prazo com o país, a H&M tem feito grandes esforços para reconstruir sua relação com o mercado chinês. Desde 2021, a companhia participa continuamente da China International Import Expo.