O cenário da moda de luxo está prestes a se tornar um local de aprendizado com o anúncio da Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) sobre a abertura de um centro de artesanato em Paris. O edifício de 21.500 pés quadrados será dedicado ao programa de treinamento da LVMH, conhecido como “Institut des Métiers d’Excellence,” que foi fundado quase uma década atrás, em 2014. Este instituto inovador está aberto ao público e oferece instruções em 280 diferentes profissões e ofícios. Até o momento, a instituição já treinou mais de 2.700 pessoas em sete países, com 700 estudantes matriculados somente neste ano.
A grande novidade é que, com a inauguração deste novo centro, a casa de luxo vai incluir campos de nicho, como escultura de gemas e fabricação de óculos, empregando um impressionante número de 22.000 artesãos especializados.
Alexandre Boquel, Chefe de Desenvolvimento do programa Métiers d’Excellence da LVMH, compartilha a visão deste local de aprendizado, chamando-o de “uma torre de transmissão.” O diferencial é que o centro será acessível a todos, com a promessa de que, ao entrar, os visitantes aprenderão um gesto físico, seja um iniciante, membro do público ou pesquisador em artesanato.
Assim como a Bottega Veneta, que recentemente investiu na educação, o novo centro da LVMH tem como foco principal a aprendizagem com o sucesso profissional em mente. Boquel acrescenta: “É extremamente importante falar sobre isso, porque, quando conversamos com os jovens, eles têm receio de que esses sejam empregos de 200 anos atrás e que não se relacionem com a realidade. Informá-los de que essas profissões também usam tecnologia digital é tranquilizador.”
A construção do centro está programada para começar no próximo ano, com a possibilidade de abertura no final de 2025. O compromisso da LVMH com a educação e o artesanato está mais forte do que nunca, garantindo que as tradições sejam preservadas e se adaptem à era moderna.