A principal loja da Hermès em Doha, no Qatar, é diferente de tudo o que os apreciadores da marca de luxo já viram até hoje. Assinado pelo designer Alexis Tricoire, o projeto recebeu o nome de “Doha Gardens” e leva os visitantes à uma verdadeira viagem imersiva por cavernas de bambu e casulos, tudo feito de material reciclado.
Localizada no shopping Place Vendôme, um dos maiores e mais luxuosos do Qatar, a loja possui várias instalações distintas. Logo na entrada, uma árvore sem folhas, cujos galhos em espiral são envoltos por uma iluminação laranja; outra abriga uma estação de observação de estrelas onde o teto é coberto por 500 escovas recicladas, espalhadas por uma cúpula de tecido.
A partir daqui, o visitante está sob um jardim de cabeça para baixo onde duas anacondas gigantes o esperam. Elas parecem atravessar o teto e se arrastam na frente de três pássaros que sobrevoam a paisagem das colinas.
Na verdade, a intenção do designer é chamar a atenção das pessoas para a preservação da biodiversidade, usando seu trabalho para alertar sobre a importância da ecologia, assim como fazem as paisagens do “Doha Gardens” ou “Jardins de Doha”, da Hermès.
E embora os visitantes ainda não tenham experimentado os efeitos do declínio ecológico, eles poderão enfrentar muito em breve o desconforto de ver os materiais e recursos que utilizam se esgotarem. O projeto de Alexis Tricoire e a Hermès leva os visitantes justamente à essa reflexão.