Pela primeira vez, o icônico trabalho de Viktor & Rolf será tema de uma exposição individual nos Estados Unidos. Intitulada “Viktor & Rolf. Fashion Statements”, a mostra estreia em 10 de outubro no High Museum of Art, em Atlanta, após sua temporada inaugural no Kunsthalle Munich, na Alemanha. A exposição reunirá mais de 100 peças do duo holandês, reconhecido por criar uma alta-costura provocadora, vanguardista e muitas vezes performática, que desafia os limites entre moda e arte.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Viktor Horsting e Rolf Snoeren construíram um legado que vai além das passarelas. Suas criações são tão conceituais que ocupam com naturalidade os salões de grandes instituições culturais. A exposição em Atlanta, com curadoria de Thierry-Maxime Loriot, será organizada em nove capítulos, incluindo “Fashion Artists”, “Russian Dolls”, “Fashion Statements”, “The Dolls”, “Zen Garden”, “Performing Fashion”, “Viktor & Rolf on Stage” e “Upcycling Couture”. O nono capítulo apresentará obras inéditas que ainda serão reveladas.

Uma Experiência Multissensorial
A exposição vai além dos looks completos de mais de 30 coleções, oferecendo uma imersão no processo criativo da dupla. Estarão expostas também as famosas “dolls”, bonecas inspiradas em porcelanas antigas vestidas com miniaturas de designs icônicos, além de projeções animadas desenvolvidas pelo estúdio Rodeo FX, responsável por efeitos em séries como Stranger Things e Game of Thrones.
Com um estilo imaginativo, técnico e cheio de humor, Viktor & Rolf lançaram sua maison em 1993. Desde então, participaram de exposições em instituições como o Metropolitan Museum of Art, o Kyoto Costume Institute e o Musée de la Mode et du Textile. No entanto, essa é a primeira vez que o trabalho da dupla é apresentado de forma solo nos EUA, marcando um novo capítulo em sua relação com o público norte-americano.
Alta-Costura com Narrativa e Emoção por Viktor & Rolf
Segundo Viktor Horsting, o objetivo é provocar emoções, inspirar e ampliar a visão do público sobre o que é moda. Para ele, a moda também pode ser um veículo de reflexão, não apenas sobre estilo, mas sobre cultura, arte e sensibilidade. A coleção “Fashion Statements”, por exemplo, trouxe frases impactantes combinadas a vestidos de tule arquitetônicos, viralizando nas redes sociais.
Apesar de não ser um projeto patrocinado pela marca, a exposição é um tributo à trajetória artística da dupla. “Temos orgulho de sermos convidados pelo High Museum. Essa é uma curadoria baseada em mérito artístico, e não comercial”, afirma Horsting. Loriot complementa dizendo que o conteúdo deve prevalecer sobre o orçamento ou o marketing: “Uma boa ideia bem executada sempre vence.”
Achamos que você também vai gostar deste conteúdo: Gucci celebra suas raízes com projeto artístico e livro exclusivo Art Of Silk.
Uma Nova Forma de Ver Moda no Museu
Ao escolher uma galeria para abrigar a mostra, os designers assumem o controle da experiência e permitem que o público observe com calma os detalhes e a complexidade técnica de cada peça. Para eles, a moda é um meio de contar histórias. A mostra também contará com peças inéditas e obras de artistas como Cindy Sherman e Andreas Gursky, reforçando o diálogo entre moda e arte contemporânea.
O curador destaca que Viktor & Rolf são a resposta à pergunta “Por que moda em museus?”: porque sua obra transcende tendências e é profundamente conectada a narrativas e valores culturais. E, mesmo depois de décadas, os criadores seguem curiosos, abertos ao novo e comprometidos em desafiar os limites da criatividade. E ao olhar para o que já passou e está acontecendo agora por uma nova perspectiva.
Se você curte conteúdo sobre moda e lifestyle, acesse o nosso canal do Youtube com a Fabíola Kassin.