Ai Weiwei inaugura instalação em Estocolmo

Ai Weiwei inaugura instalação em Estocolmo, representando duas figuras humanas. A escultura de aço gigante conhecida como “Arch” foi colocada do lado de fora da galeria do Nationalmuseum.

O artista e ativista nascido em Pequim na China, no ano de 1957 ficou conhecido por produzir uma grande variedade de trabalhos criativos, incluindo instalações esculturais, projetos arquitetônicos, fotografias e vídeos. Sendo considerado como uma das figuras mais influentes do século XXI.

Apesar de suas obras serem elogiadas internacionalmente, ao explorar temas subversivos e até mesmo provocativos em relação ao governo chinês, Ai Weiwei sofreu com várias formas de repressão por parte das autoridades de seu país de origem.

Sua nova obra foi exibida pela primeira vez em Nova York no ano de 2017. Sendo atualmente a primeira de uma série de exposições culturais apoiadas pela organização “Brilliant Minds” ao longo dos próximos cinco anos. A instituição foi fundada em 2015 na Suécia pelo empreendedor Ash Pournouri em parceria com o CEO e fundador do Spotify, Daniel Ek.

O principal objetivo da Brilliant Minds é incentivar e destacar o ‘ecossistema tecnológico’ sueco. Além de reunir profissionais criativos trabalhando valores como transparência, igualdade, confiança e responsabilidade social. Grandes personalidades como Barack Obama, Marina Abramovic, Greta Thunberg e Naomi Campbell, já participaram do encontro anual realizado pela fundação.

Como uma das obras de arte mais significativas de Ai Weiwei, a peça foi criada para envolver o público e enriquecer as conexões com os visitantes. Criando um senso de comunidade e incentivando os moradores locais de Estocolmo a encontrar alegria através das artes.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR