Banksy espalha seu grafite por cidades destruídas da Ucrânia 

Depois que o famoso grafiteiro Banksy postou em seu Instagram um grafite de uma ginasta se equilibrando sobre uma pilha de destroços em Borodyanka, na Ucrânia, a população percebeu que ele realmente passou por lá e deixou um rastro de obras cheias de significado.

O famoso artista anônimo confirmou a autoria de sete obras que estão espalhadas por diversos pontos do país, como as cidades de Irpin e Borodyanka, e a capital, Kiev.

Depois que o mural da ginasta viralizou, uma das páginas do artista publicou três imagens do painel com a legenda “Borodyanka, Ukraine”. Localizada a 56km de Kiev, a cidade foi uma das mais atingidas por bombardeios russos logo no inicio da guerra em 24 de fevereiro.

Outro grafite em Irpin mostra outra ginasta executando um movimento rítmico com fita sobre um buraco na parede de um prédio destruído. Em Borodyanka, um menino aparece derrubando um adulto com um golpe de artes marciais . A internet logo levantou a suspeita de que o adulto fosse Vladimir Putin, que teve sua faixa preta honorária de Taekwondo revogada esse ano, mas Banksy não confirmou a informação.

Em outras obras, duas crianças brincam em uma barreira de cimento e em outro, uma mulher de roupão aparece com um extintor de incêndio na mão ao lado de uma janela queimada pelo fogo. 

Os grafites espalhados pela Ucrânia são os primeiros trabalhos em um ano confirmados pelo artista britânico, cuja verdadeira identidade até hoje não foi revelada. Não é a primeira ação de Banksy em favor da Ucrânia, já que em março uma impressão de sua famosa obra “CND Soldiers” foi leiloada e teve o valor doado para um hospital de crianças em Kiev.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR