Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo

Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo

A Bulgari acaba de conquistar seu nono prêmio em dez anos, dessa vez com o Octo Finissimo Ultra COSC, o relógio mecânico mais fino do mundo.

Desde o lançamento da linha Octo Finissimo, há dez anos, a Bulgari já havia colecionado oito recordes mundiais em ultra-finura. Mas na segunda-feira passada, a renomada joalheria e relojoaria italiana superou a si mesma, estreando um novo modelo da família Finissimo Ultra ainda mais impressionante.

Com apenas 1,70 mm de espessura, o Octo Finissimo Ultra COSC é resistente a choques e campos magnéticos, além de ser o cronômetro certificado pela COSC mais fino já fabricado.

  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo
  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo
  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo
  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo
  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo
  • Bulgari Octo Finissimo Ultra COSC: O relógio mais fino do mundo

O lançamento, apresentado na feira Watchesand Wonders em Genebra, na Suíça, supera o recorde anterior da própria Bulgari, alcançado em 2022 com o Octo Finissimo Ultra de 1,80 mm.

Esse feito marca um passo importante na constante batalha entre as grandes relojoarias de luxo, onde a espessura cada vez menor se tornou um símbolo de inovação. Labels como Richard Mille e Piaget também buscam esse极致 (jizhi – extremo) da finura.

“O que nos deixa tão orgulhosos do Octo Finissimo Ultra COSC não é apenas a conquista sobre os limites da física, mas também o espírito e a profundidade da engenhosidade mecânica por trás dele, que captura perfeitamente a essência da nossa marca”, disse Jean-Christophe Babin, CEO da Bulgari, em um comunicado. “Buscar novos horizontes, pensar diferente para alcançar maior confiabilidade, desempenho e elegância, é isso que nos move”, afirmou.

Para alcançar essa espessura impressionante, que lembra a de uma moeda, a Bulgari colaborou com engenheiros da Concepto Watch Factory, um ateliê suíço especializado em mecanismos complexos.

Reduzindo a caixa em 0,1 mm a mais, os engenheiros conseguiram encaixar os 170 componentes do calibre BVL180 de corda manual dentro da caixa ultrafina feita de dois materiais. A caixa é composta de titânio ou platina jateada e, para o fundo e a placa principal, utilizaram carboneto de tungstênio, um material denso e ultra-resistente, garantindo rigidez e proteção adequadas.

Os mostradores de horas e minutos, o grande barril com reserva de energia de 50 horas e o escapamento brincam com a geometria circular da abertura do bisel. A pulseira de titânio jateado do relógio é ainda mais fina que a caixa, com apenas 1,5 mm.

“O Octo Finissimo é um amplo campo de inovação e design para o departamento de P&D da Bulgari, e também uma fonte de desafios inéditos. Esta é a nona vez que nossos engenheiros, relojoeiros e designers desafiam as leis da física para oferecer relógios complexos com uma finura incomparável”, disse Antoine Pin, diretor da divisão de relógios da Bulgari, em um comunicado.

“Essas conquistas vão além da habilidade relojoeira que representam, elas definem o nosso DNA. A Bulgari busca inovar, ultrapassar limites, dominar a arte do extraordinário e sempre surpreender”, acrescentou.

Após se aventurar em relógios conectados, equipando o primeiro Octo Finissimo Ultra de 2022 com um QR code que liberava obras de arte em NFT, o Octo Finissimo Ultra COSC apresenta um Datamatrix na parte traseira que desbloqueia conteúdo online sobre a história do relógio.

O Octo Finissimo Ultra COSC é uma edição superlimitada de apenas 20 peças, com preços a partir de 600.000 euros para a versão em titânio e 620.000 euros para a versão em platina. O relógio vem acompanhado de um estojo que funciona como base e sistema de corda, e conta ainda com um visor digital.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR