Samuel Ross iniciou sua carreira aos 20 anos como primeiro estagiário de Virgil Abloh. Seus deveres incluíam um conceito de marca então não lançado chamado Off-White. Hoje, 12 anos depois, Ross revela a venda de 100% da A-Cold-Wall – a marca que fundou em 2015 – para seu anterior parceiro minoritário, Tomorrow Ltd.
Embora Ross e Stefano Martinetto, co-fundador e CEO da Tomorrow Ltd, não revelem os termos precisos do acordo privado, Martinetto compartilha que o GMV (receita total antes de deduções) da A-Cold-Wall atingiu £16 milhões em 2023. “Foi amigável e justo. Os termos da venda refletem um futuro sólido para a A-Cold-Wall. O que começou como uma startup no quarto há nove anos agora é um negócio global com várias lojas conceito”, diz Ross.
Após atuar como parceira de distribuição licenciada da marca e alcançar 52 portas até o final de 2017, a Tomorrow Ltd fez seu primeiro investimento minoritário na A-Cold-Wall em 2018. “Isso foi o início de um novo modelo de negócios para nós”, acrescenta Martinetto.
Desde então, a Tomorrow emergiu como um incubador dinâmico de marcas emergentes na moda, executando funções operacionais essenciais, desde fabricação até distribuição, permitindo que seus parceiros criativos tenham liberdade para desenvolver suas identidades de marca. Outros investimentos da Tomorrow incluem Coperni, Martine Rose, Charles Jeffrey Loverboy, Colville e o projeto de moda de Daniel Arsham, Objects IV Life. Também foi parceira inicial da Ambush, antes de a marca ser adquirida pelo New Guards Group. Em 2020, investiu no varejista progressista londrino Machine-A.
Martinetto afirma que, embora o primeiro investimento na A-Cold-Wall tenha sido para uma participação minoritária, “estamos falando de uma aquisição completa hoje, e nossos acordos mais recentes têm sido investimentos majoritários. A razão por trás disso é que os recursos necessários para lançar e proteger uma marca são muito maiores do que no passado. E ao concentrar esforços nos vencedores, vemos oportunidades.”
Ross e Martinetto têm sido confidentes profissionais próximos desde 2018, e o CEO credita o designer como sendo fundamental na integração de Arsham e Rose à Tomorrow. “Samuel foi fundamental na minha decisão de investir em Martine, e suspeito também na decisão de Martine de aceitar esse investimento.”
A marca será agora liderada pelo diretor-geral Giovanni De Marchi e liderada criativamente pelo diretor de arte William Slocombe e pelo diretor de marca Liam Hassimi. Martinetto diz que a equipe decidiu não nomear um novo diretor criativo e “em vez disso, adotará uma abordagem coletiva”. Ele acrescenta: “A-Cold-Wall é uma marca pequena, mas é global e está expandindo. Além do Reino Unido, é claro, sua audiência está principalmente na América do Norte, China e Coreia.” Atualmente, existem duas lojas físicas na China e várias shop-in-shops ao redor do mundo. Martinetto diz que mais expansão está planejada.
Quanto a Ross, ele se afasta satisfeito. “A-Cold-Wall tem 10 funcionários em tempo integral, e a maioria está lá há seis ou sete anos. Existe essa maneira muito íntima de trabalhar porque as pessoas realmente podem escalar e desenvolver uma carreira e ter controle sobre o que a marca produz. O que remonta à minha ideia original de ser uma jovem startup e encontrar uma nova maneira de crescer na moda.”
Sua próxima ideia será revelada em breve. No entanto, ele acrescenta: “Meu objetivo agora é projetar produtos e outras entidades sob meu próprio nome, que é minha identidade.”