Gucci segue investindo em ações digitais, envolvendo o metaverso. A marca de luxo centenária tem trabalhado na criação de NFTs (tokens não fungíveis), que representam itens digitais únicos e podem ser comprados online.
Para isso, a marca está usando a Gucci Vault, plataforma criada por ela mesma em 2021 e usada como uma “máquina do tempo”. Com uma curadoria exclusiva realizada por seu atual diretor criativo, Alessandro Michele, envolvendo acessórios, peças de decoração, vestuário e agora também os tão falados NFTs. A ideia do projeto como um todo é funcionar como uma máquina do tempo, abrangendo o passado e o futuro da casa italiana.
Atualmente, o site funciona como um arquivo digital, apresentando um catálogo exclusivo incluindo novas criações de designers em ascensão. Funcionando também ponto de encontro entre a Gucci, o consumidor final.
A primeira collab no metaverso está sendo o projeto “SUPERGUCCI”: uma série de três partes de NFTs mega limitadas e co-criadas por Alessandro Michele, em parceria com a empresa Superplastic.
Fundada pelo designer Paul Budnitz e conhecida no mercado por criar celebridades digitais animadas, brinquedos de vinil e colecionáveis digitais. Já colaborando com nomes super famosos como Gorillaz, Fortnite e J. Balvin.
Cada NFT incorpora os códigos da marca italiana, encontrados na coleção Gucci Aria, além de vir acompanhado de uma escultura exclusiva de cerâmica branca, feita à mão por ceramistas na Itália.
Recentemente a Gucci também comprou terrenos virtuais na plataforma The Sandbox para expandir sua presença no metaverso.
Pelo visto ela está planejando lançar um mundo virtual próprio, criando uma experiência de moda interativa.
Alguns itens digitais criados por designers da Gucci também estarão disponíveis para compra e uso dentro do jogo.
Você pode conferir plataforma Gucci Vault e seus lançamentos por aqui: https://vault.gucci.com/en
E acessar a colaboração com a SUPERPLASTIC por aqui: https://superplastic.co/pages/gucci-supergucci