Instagram é banido na Rússia


Instagram é banido na Rússia. Cerca 80 milhões de usuários não poderão mais acessar suas contas na plataforma. A decisão foi tomada após a Meta permitir que usuários do Facebook e Instagram incitassem violência contra soldados e civis russos no contexto da invasão da Ucrânia.

Lembrando que diferentes marcas também fecharam suas lojas na Rússia após a piora do conflito entre o país comandado por Vladmir Putin e a Ucrânia. Desde o final de 2021, a Rússia investiu em tropas militares na fronteira com o território vizinho. Resultando em uma invasão da região, causando o maior ataque de um país na contra outro na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial.

A tensão entre Rússia e Ucrânia envolve fatores políticos, incluindo motivos como a expansão da Otan no Leste Europeu. A possibilidade da Ucrânia fazer parte dessa aliança militar, além da vontade de Vladimir Putin retomar a zona de influência da União Soviética. Além disso, o presidente da Rússia acusa sem provas, o governo ucraniano de genocídio contra ucranianos de origem étnica russa que vivem nas regiões separatistas de Donetsk e Luhansk. Ele segue alegando que a invasão é uma “operação especial”.

Adam Mosseri, CEO do Instagram declarou no Twitter ser contra a medida, que não só tira o acesso dos russos à rede social, como provoca uma queda no número de seguidores de várias pessoas ao redor do mundo.

Influenciadores digitais russos postaram mensagens de adeus no Instagram e pedidos para que os seguidores os acompanhassem em outras plataformas, afinal, é o trabalho deles. A influenciadora Karina Nigay chamou atenção ao desabafar sobre a situação, ao dizer que de repente está sem sua fonte de renda.

De acordo com o The Verge antes da proibição oficial, o Instagram deu chance aos russos, incluindo oligarcas ricos, de se manifestarem contra a guerra.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR