Projeto ‘off the grid’ traz nova técnica de tingimento, que mistura o tradicional com o futuro

Conheça o projeto ‘off the grid’.

off the grid

A designer industrial Eva Benhamou e a expert em tecidos Antonia Gauss se uniram para fazer tecidos tingidos com plotagem, sistema usado para imprimir grandes formatos, como plantas arquitetônicas.

No projeto colaborativo ‘off the grid’, que leva as assinaturas da designer industrial Eva Benhamou, da Bezalel Academy, e da criativa têxtil Antonia Gauss, da ABK Stuttgart, um novo sistema de tingimento foi apresentado. 

Após anos de pesquisas, as profissionais chegaram ao método feito com impressão via caneta plotadora, ou plotter, bastante utilizada para grandes projetos, como plantas arquitetônicas, que exigem precisão nas linhas desenhadas. Foi a forma que elas conseguiram unir a tecnologia digital e o artesanato têxtil. 

“A integração de novas ferramentas e técnicas digitais em processos artesanais tradicionais está mudando o processo de fabricação. É criar novas oportunidades para se tornar criativo, trazendo de volta processos de produção automatizados e tornando-os acessíveis a todos. A combinação de ambas as disciplinas nos permite trabalhar no processo de uma perspectiva têxtil e de design industrial”, comentaram Eva e Antonia. 

Como o projeto ‘off the grid’ funciona?

As pesquisadoras colocam um tecido de seda branca na máquina e o enrolam. Depois, o material é esticado e pintado em estado úmido, quadro a quadro, possibilitando a impressão em comprimento infinito. Os padrões resultantes revelam formas lineares geométricas combinadas com os pontos de fluxo do posicionamento do pincel, quando há o início do traço. A grade inserida na máquina cria pontos de resistência por onde a tinta pode escorrer. 

O tecido pronto traz as características do processo manual e industrial, com uma mistura da tinta ‘escorrida’ com a linha perfeitamente ‘impressa’. De certa forma, as estampas contam a história do processo de impressão.

Confira mais notícias e novidades no site Hypnotique.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR