Stella McCartney e Veuve Clicquot Inovam com ‘Couro’ Feito de Resíduos de Champagne

Stella McCartney, conhecida por seu compromisso com materiais orgânicos inovadores, expandiu sua lista de colaborações sustentáveis. Dessa vez, ela une forças com a Veuve Clicquot, marca do conglomerado LVMH, para transformar resíduos de uvas colhidas manualmente durante a colheita de Champagne em acessórios de luxo, incluindo bolsas e plataformas.

Durante seu desfile de primavera de 2024 na Paris Fashion Week do mês passado, McCartney revelou discretamente alguns desses acessórios. O desfile ao ar livre, montado como um mercado de rua, apresentou uma seleção de bolsas, enquanto a coleção completa está prevista para chegar às lojas em março.

A colaboração resultou em três bolsas Frayme e um suporte de garrafa contendo o famoso Veuve Clicquot Yellow Label, todos feitos do inovador “couro” de uvas. Além disso, McCartney criou dois estilos de sandálias Elyse, apresentando uma plataforma feita a partir de resíduos de cortiça reciclada, coletados nas caves da Veuve Clicquot em Reims, França.

De acordo com a LVMH, o material de uva foi desenvolvido em menos de 18 meses, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes da produção de couro e vinificação.

A matéria-prima foi obtida com rastreabilidade total a partir do vinhedo Grand Cru de Bouzy em Champagne, adquirido por Madame Clicquot há 200 anos e certificado ambientalmente. Jean-Marc Gallot, CEO da Veuve Clicquot, destacou que o “couro” de uva é resultado de um “esforço coletivo e da nossa experiência em agricultura regenerativa.”

Ao ser questionada sobre a parceria, Stella McCartney revelou que propôs um desafio à LVMH: utilizar resíduos de pele de uva em sua linha. A estilista enfatizou a sintonia de valores entre sua marca e a casa de champanhe, destacando o pioneirismo e o compromisso de ambas com práticas sustentáveis.

McCartney argumenta que o “couro” de uva é praticamente indistinguível do couro real em termos de aparência, textura e durabilidade. Além disso, ela expressa entusiasmo por poder criar de maneira sustentável em grande escala, desafiando as normas da indústria da moda.

A inclusão do material de cortiça foi um bônus emocionante para McCartney, destacando a sustentabilidade desse recurso natural. Ela ressalta que o uso de resíduos das garrafas de Champagne foi uma escolha incrível.

A parceria entre Stella McCartney e Veuve Clicquot se destaca não apenas por sua inovação, mas por seu compromisso em impulsionar um futuro mais brilhante na moda, unindo luxo e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR