Uniqlo patrocina exposição “Kaws + Warhol”

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Uniqlo, a popular clothing brand, está patrocinando uma exposição que reúne obras de Andy Warhol e Kaws, dois artistas de peso no mundo da arte pop.

A mostra, chamada “Kaws + Warhol”, vai estrear em Pittsburgh, nos Estados Unidos, no dia 18 de maio. Depois, ela vai viajar por vários lugares do mundo, até chegar em Tóquio, no Japão, em 2026.

Esta é a primeira vez que as obras de Warhol e Kaws serão expostas juntas, permitindo explorar os temas sombrios que permeiam o trabalho de ambos, apesar das cores vibrantes e da estética pop.

A Uniqlo já apoia o mundo da arte há mais de dez anos, através de iniciativas com o MoMA, o Museu de Belas Artes de Boston, o Louvre e a Tate. Eles acreditam que a arte deve ser acessível a todos, por isso oferecem entrada gratuita em museus, produtos colaborativos e outros eventos especiais.

O curador da exposição, Patrick Moore, acredita que a mostra é uma forma de atrair jovens para os museus. “Quando vejo jovens reagindo ao trabalho de Kaws, penso: ‘Como não querer apresentar isso?’ É uma coisa linda porque eles podem interagir com as obras nas galerias ou comprar uma estatueta ou camiseta. Adoro que existam tantos pontos de entrada para os jovens com este trabalho”, disse ele.

A exposição contará com uma variedade de peças dos dois artistas. Kaws, cujo nome verdadeiro é Brian Donnelly, já colaborou com a Uniqlo em camisetas e outros projetos. A imagem principal da mostra é “Kaws, Companion, 2020”, uma escultura gigante deitada no chão, com a obra “Ambulance Disaster” de Warhol (1964-65) pendurada acima.

Moore apontou para a predileção de Kaws por olhos riscados, caveiras e figuras caídas no chão como se estivessem mortas. Ao lado das famosas pinturas de acidentes de carro de Warhol, imagens de caveiras e cadeiras elétricas, essa mensagem se torna ainda mais evidente.

“O interessante é que toda essa iconografia obscura é realmente atraente para as gerações mais jovens, que sempre são cativadas pelo espetáculo da morte ou da autodestruição. As pinturas e esculturas realmente parecem despertar esse interesse”, disse Moore.

A exposição também contará com uma parede de acrílico exibindo caixas de cereal repaintadas por Kaws, que foram originalmente criadas para uma colaboração com a General Mills em 2022. Isso lembra a forma como Warhol gostava de empapelar paredes com papéis de parede que ele mesmo desenhava e pendurar pinturas por cima, de acordo com Moore.

Moore acredita que a exposição não seria completa sem um parceiro comercial como a Uniqlo, pois a marca apoiou Warhol e Kaws ao longo dos anos. “Ambos os artistas tentam apagar alegremente a linha entre o comércio e a ‘arte’. Isso acontece de forma linda com a Uniqlo, porque a empresa realmente se comprometeu não apenas com o espólio de Warhol, mas também com Kaws – Brian Donnelly – para deixá-los meio que enlouquecer, experimentar e levar seu trabalho para um público verdadeiramente grande e global”, disse Moore.

Além de poder apreciar a exposição, os visitantes poderão comprar uma coleção especial da Uniqlo desenvolvida com a ajuda de KAWS e da Fundação Andy Warhol.

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