Walmart estreia na Semana de Moda: o maior varejista dos Estados Unidos montou uma loja pop-up em Nova York no fim de semana, destacando sua afiliação com o designer Brandon Maxwell e anunciando suas ambições na moda após temporadas recentes de vendas promissoras em vestuário.
A mais recente boutique pop-up no Meatpacking District de Nova York é exatamente o que se espera dos varejistas chiques que habitam o bairro: araras com tops, vestidos e jaquetas bem ajustados, definidos contra acessórios minimalistas e paredes revestidas de madeira; cada estilo exibido é uma amostra (há mais estoque nos fundos) para não sobrecarregar o espaço de vendas.
Mas, com um olhar rápido para a etiqueta de preço, a ilusão se quebra: Este pop-up, que aconteceu durante dois dias na última semana da New York Fashion Week, não é de uma nova marca premium, mas sim da gigante Walmart e de suas duas marcas próprias, Scoop e Free Assembly. A maioria das peças, de blusas a sapatos, custa entre US$ 30 e US$ 40. Uma camiseta listrada custa US$ 9; um trench coat de couro sintético custa US$ 54. E as cercas decorativas do lado de fora foram pintadas com o logotipo amarelo da estrela do Walmart, embora discretamente.
O pop-up marcou a primeira vez que o Walmart abriu um espaço de varejo público dedicado à moda em Nova York, o único lugar na América onde os residentes não têm acesso local a uma loja Walmart. Também foi a primeira vez que o varejista participou publicamente da Semana de Moda de Nova York, sinalizando para a indústria que, após várias tentativas fracassadas ao longo dos anos de se tornar um destino de moda, finalmente chegou.
Walmart, o maior varejista dos EUA em vendas, sempre impulsionou o crescimento por meio de seus negócios de alimentos e produtos essenciais, até o trimestre recente, quando a categoria de mercadorias gerais, incluindo vestuário e eletrodomésticos, cresceu pela primeira vez em 11 trimestres consecutivos. O varejista não detalha as vendas de vestuário em seus relatórios financeiros, mas citou a moda como um ponto positivo nas últimas temporadas.
“Essas são as coisas que queremos fazer com mais frequência para continuarmos na frente dos clientes e mostrar que estamos aqui”, disse Denise Incandela, vice-presidente executiva de moda do Walmart nos EUA. O objetivo final? Tornar-se o “destino número um para a moda”, disse Incandela à BoF.
O Walmart finalmente conseguirá conquistar o mercado da moda? O grande varejista está reformulando sua oferta de vestuário na tentativa de se tornar um destino de estilo, um objetivo que já tentou — e falhou — alcançar várias vezes antes. Mas, entre um consumidor mais pressionado e a ascensão da Geração Z, a empresa afirma que desta vez é diferente.
Sonhos de moda: Walmart ESTreia na semana de moda
Certamente é um objetivo ambicioso, mas Incandela, ao lado do designer Brandon Maxwell, que foi nomeado diretor criativo das marcas Scoop e Free Assembly em 2021, fez grandes progressos nos últimos três anos. Desde 2021, as vendas das marcas triplicaram.
Para apoiar o potencial de design, o Walmart também investiu em uma nova rede de fornecedores e fabricantes. Além disso, a empresa tem expandido suas ofertas de moda para incluir centenas de marcas reconhecidas de terceiros, como Levi’s e Reebok.
O pop-up serviu para tentar mudar a percepção dos consumidores, conforme explicou Incandela. Como parte de sua ativação na New York Fashion Week, o Walmart patrocinou pela primeira vez o desfile de Maxwell, realizado ao lado do pop-up. Os participantes foram incentivados a sair pelo pop-up e a ficar para fazer compras.
O objetivo da colaboração com Brandon Maxwell é mostrar que a moda pode ser acessível a todos, mantendo qualidade e estilo.
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