Você conhece o método TABATA?


Nessa época de tudo via vídeo-conferência o objetivo é tentar trazer nossa rotina externa para dentro de casa, mantendo os exercícios físicos em dia para se tornar cada vez mais frequente. Conheça o método TABATA.

Por isso hoje, trouxe pra vocês o Método TABATA. Já ouviu falar?

Primeiramente, ele é um método de treino intenso onde combina um elevado gasto energético em um curto espaço de tempo, ou seja, perfeito para fazer em casa quando surge aquele tempinho livre!

A idéia é intercalar os exercícios de alta intensidade. A sequência de exercícios deve ter 4 minutos, onde por 20 segundos são realizados o máximo de repetições de um mesmo movimento e descansa por 10 segundos logo repetindo essa série por 8 vezes, totalizando 32 minutos de treino! Por dia está ótimo, né?

O método foi criado por Izumi Tabata em 1996 com o intuito de melhorar o rendimento cardiorrespiratório de atletas, já promovendo a perda de aproximadamente 300 calorias em apenas 16 minutos!

Quer manter o bem estar e emagrecer, mas não tem muito tempo livre? Esse treino é pra você!

O melhor é que além do gasto calórico que claro, ajuda na perda de peso, o treino também melhora seu rendimento cardiorespiratório.

Segue uma série de movimentos básicos usados durante um treino do método Tabata:

1- Flexões;
2- Agachamentos;
3- Avanço;
4- Mountain Climber;
5- Abdominais;
6- Burpee (quem não ama?! rs)

O diferencial entre o método TABATA e o treino tipo HIIT é o tempo de descanso, mas pela sua carga por sessão, os treinos podem se confundir.

É importante ressaltar que antes de iniciar o método, é indicado consultar um especialista para uma avaliação médica, já que ele aumenta a frequência cardíaca e pode ser prejudicial à algumas pessoas.

O importante é não ficar parado, principalmente agora!!

E aqui estão alguns apps que são ótimos para ajudar na hora do treino!

timer plus método TABATA
método TABATA
método TABATA

Confira também o vídeo sobre a minha dieta Aqui.

Leia também a matéria sobre o Green Coffe Aqui.

Um bjo, tchau!

Fabíola Kassin.