No último dia 03 de abril, em Las Vegas aconteceu a 64ª edição do Grammy, a maior premiação do mundo da música. E é claro que separamos os melhores momentos pra vocês. Lembrando que o Grammy Awards é apresentado anualmente nos Estados Unidos pela National Academy of Recording Arts & Sciences para reconhecer as principais conquistas da indústria da música.
A Recording Academy é responsável por representar diferentes artistas, compositores, produtores e engenheiros, ou seja, basicamente todos os profissionais da indústria da música. Os vencedores são selecionados entre mais de 25 categorias, que incluem gêneros como pop, rock, rap, R&B, country, reggae, clássico, gospel e jazz, além de trabalhos de produção e pós-produção. No total, mais de 75 prêmios são apresentados e os homenageados recebem uma estatueta dourada de um gramofone.
As inscrições são enviadas por gravadoras, bem como membros da academia e são analisadas para determinar a elegibilidade e a colocação da categoria. Os membros selecionam cinco indicados para cada prêmio e, finalmente, o vencedor; os eleitores votam apenas em suas áreas de especialização. Os vencedores são anunciados durante uma cerimônia televisionada.
A cerimônia desse ano teve performances incríveis de alguns artistas indicados como Lil Nas X, Billie Eilish, Lady Gaga e BTS. Quanto aos prêmios, foram até que bem distribuídos. Como esperado Olivia Rodrigo ganhou como Melhor Nova Artista, mas também levou os prêmios de Melhor Performance Pop e Melhor Álbum Pop.
Doja Cat, que há poucos dias cogitou se aposentar da música, fez um discurso emocionado ao ganhar o Grammy de Melhor Performance Pop em Duo por Kiss Me More, com SZA. O hit “leave the door open” do Silk Sonic garantiu dois dos prêmios mais cobiçados: música do ano e gravação do ano.
Já o grande prêmio da noite, o de melhor álbum, foi uma surpresa! O vencedor foi Jon Batiste com “We Are”, há 14 anos um homem negro não vencia a categoria. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters que faleceu dia 25 de março, seguido do “in memoriam” que comoveu os brasileiros com a menção à Marília Mendonça.
Confira a lista oficial dos vencedores aqui. Como sempre, o tapete vermelho teve looks bastante extravagantes, com a presença de diferentes artistas.