Mariah Carrey é processada por infringir direitos autorais

Mariah Carey sofre processo na justiça por violar direitos autorais com sua música icônica “All I Want For Christmas Is You”, 28 anos após a criação do hit. Amplamente reproduzida durante a época de fim de ano de 1993 até os dias de hoje.

A cantora e o produtor musical Walter Afanasieff estão sendo processados pelo músico Andy Stone por 20 milhões de dólares em danos. No ano de 1989, Stone compôs uma outra música lançada pelo grupo Vince Vance & the Valiants, com o mesmo nome. Segundo ele, a sua versão está sendo violada.

Porém é importante ressaltar que só nos Estados Unidos, existem mais de 170 obras, incluindo músicas, com esse mesmo título. Além disso, a lei de direitos autorais do país também não garante a proteção de títulos.

O detalhe mais curioso no caso, é que apesar de compartilharem o mesmo título, as canções não apresentam nenhuma outra semelhança. Com melodias e letras completamente diferentes. Mas mesmo assim, Stone continua solicitando uma compensação financeira milionária.

Ele também deu a entender que Mariah e Walter procuraram infringir seus direitos autorais de forma proposital. Alegando que Carey e a sua equipa se “envolveram numa campanha de forma consciente, deliberada e intencional” para quebrar seus direitos como autor. Acusa-os também de terem “cometido actos de enriquecimento ilícito pela apropriação não-autorizada do trabalho”.

Em sua defesa, Stone o compositor afirma ter contatado Mariah Carey e Walter Afanasieff pela primeira vez em Abril de 2021. Pedindo para que ambos parassem a distribuição da canção, mas mesmo assim a mesma voltou ao número 1 da Billboard no fim do ano. Atualmente a música de Carey tem mais de 726 milhões de visualizações no YouTube, rendendo aproximadamente 2,6 milhões de dólares por ano.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR