Sempre quis decorar alguma estante na sua casa mas não sabe nem por onde começar? Confira nossas principais dicas e referências para decoração de estantes.
Assim como os nichos e as prateleiras , as estantes são conhecidas por serem itens que auxiliam na organização de diferentes ambientes. Mas além de serem bastante práticos, esses móveis também podem funcionar como complementos à decoração da casa. Além de um passo-a-passo, também incluímos referências com opções para todos os gostos.
A princípio, existe uma fórmula considerada infalível para criar uma composição equilibrada, mas calma que apesar dos números não tem nada a ver com matemática. A dica é preencher a estante com livros e peças maiores ocupando 60% do espaço, objetos decorativos em 10% e deixar 30% sem nada. Ainda não sabe por onde começar? Veja nossas dicas abaixo:
Separe os objetos
Comece esvaziando toda a estante e reuna os objetos que você gostaria de usar para decorá-la. A ideia é incorporar objetos como livros, revistas, vasos, obras de arte, caixas e coleções, enxergando o móvel como um item que conta um pouco sobre sua história e gosto pessoal. Comece a organizar a estante de baixo para cima, agrupando objetos feitos do mesmo material. Bandejas são perfeitas para agrupar itens menores.
Trabalhe com alturas diferentes na estante
Foque em intercalar elementos de alturas diferentes para criar uma composição mais harmoniosa e equilibrada. Você pode dividir livros de leitura ou decorativos por temas, ordem alfabética ou até mesmo por cor. A ideia é colocá-los em pé ou deitados, criando diferentes alturas e aproveitando para apoiar diferentes objetos neles. Outra dica é lembra de colocar os livros que você mais usa em uma altura acessível.
Acrescente plantas e vasos
As plantas são conhecidas por melhorarem a qualidade do ar dos ambientes dentro de casa e já falamos um pouco sobre elas aqui. Quando bem posicionadas elas também podem ajudar a dar um ar mais despojado na decoração, especialmente em estantes. Opte por opções com folhas mais compridas ou até mesmo em plantas floridas com cores que combinem com os tons que estão sendo usados. Também é importante investir em vasos que combinem com a estética criada, além de serem adequados para as plantas, mantendo-as saudáveis sem perder o apelo estético.
Gostou do assunto e quer saber mais? Confira nosso vídeo de Dicas de Decoração já postado no canal do Hypnotique no Youtube.
Já segue o Hypnotique no instagram?
“Arandelas, um clássico da decoração”, leia a matéria completa clicando aqui.