Louis Vuitton na Paris Fashion Week: o equilíbrio ente o novo e o clássico

Abrindo a Semana de Moda Masculina de Paris, Louis Vuitton apresentou seu desfile de outono/inverno 2025 no Museu do Louvre. A marca sob a direção criativa de Pharrell Williams, em colaboração com Nigo, trouxe um show que equilibrou perfeitamente inovação, legado e referências culturais. Pharrell, que tem mantido uma consistência criativa segura à frente da marca, apresentou uma coleção que explorou proporções de maneira impecável.

Jaquetas college fofas, casacos de modelagem quadrada e japonas esportivas dividiram espaço com uma alfaiataria mais ajustada, marcada por ombros retos e cortes precisos. A parte de cima veio propositalmente mais curta, destacando as bermudas e calças amplas, as quais criaram uma silhueta moderna, íntegra e super bem amarrada.

Os detalhes foram o ponto alto da apresentação. Penduricalhos surgiram como um elemento recorrente, adicionando personalidade tanto às roupas quanto às bolsas (carregadas por, praticamente, todos os modelos!). Já os tênis chunky, que remetem a confortáveis pantufas, trouxeram uma pegada streetwear jovem e descontraída, alinhada à proposta urbana e refinada da coleção.

Referências orientais, provavelmente uma saudação à parceria com Nigo (também diretor criativo da Kenzo), surgiram em alguns looks, incorporando estampas e texturas que misturavam o étnico ao cartunesco. Essa vibração ultra pop se destacou em peças grafitadas, jeans com intervenções artísticas e animal prints reinventadas – tudo com um espírito jovem e orgânico!

LOUIS VUITTON ALÉM DOS LOOKS

O museu do Louvre foi palco para o desfile de Louis Vuitton da mesma maneira que abriga as apresentações femininas da grife. Dessa vez, cenário minimalista deu foco às roupas – uma diferença clara em relação aos desfiles anteriores de Pharrell.

A passarela circular em que os modelos desfilavam se assemelhava a um grande relógio. Além disso, caixas metálicas foram dispostas ao longo do percurso, que chegava ao fim em prateleiras preenchidas com itens raros da Louis Vuitton, Pharrell e Nigo. 

Para completar, a trilha sonora ajudou a dar o tom desejado à apresentação. J-Hope e Don Toliver levaram a inédita “LV Bag”. Já o encerramento ficou por conta de The Weeknd e Playboi, com Timeless (tudo a ver com a temática da coleção!). 

É óbvio que não faltaram celebridades na primeira fila para assistir tudo de perto. Entre elas: Bradley Cooper, Travis Scott, Ebon Moss-Bachrach (The Bear), Aaron Pierre (Mufasa) e os ídolos do K-pop J-Hope, Jackson Wang e BamBam. 

FUTURO EM ÓTIMAS MÃOS

O mix entre o streetwear e o DNA icônico da Louis Vuitton foi executado com maestria, resultando em uma coleção leve, bem-humorada e extremamente atual. Pharrell e Nigo trouxeram para a passarela uma visão que celebra o urbano com sofisticação, provando que o futuro da marca está em ótimas mãos.

PARCERIA DE LONGA DATA

A Louis Vuitton confirmou a colaboração entre Pharrell Williams e Nigo poucas horas antes do desfile. Para quem não sabe, Pharrell é diretor criativo de moda masculina da grife, enquanto Nigo é fundador da marca japonesa A Bathing Ape (Bape) e atual diretor criativo da Kenzo.

O anúncio foi feito nas redes sociais da marca, com uma imagem de Pharrell e Nigo rodeados por peças como bolsas, jaquetas varsity coloridas e tênis, antecipando o tom da coleção. Os dois criativos compartilham uma longa trajetória de parceria, que começou em 2003 com marcas de streetwear como Billionaire Boys Club e Icecream.

Collab Pharrell Williams e NIGo para Louis Vuitton | Foto: Louis Vuitton

Conhecido por aproximar o streetwear do luxo, Nigo já colaborou com a Louis Vuitton em 2020 ao lado de Virgil Abloh, reforçando sua habilidade em unir diferentes universos da moda. Pharrell, por sua vez, imprime sua visão artística na Louis Vuitton desde que assumiu o cargo criativo, levando a grife a explorar estéticas contemporâneas.

Essa colaboração celebra a fusão entre o streetwear e a alta-costura, destacando a relevância de ambos os criadores na construção de um novo capítulo para a Louis Vuitton.

Coleção cápsula de Nigo com a Louis Vuitton em 2020 | Foto: Louis Vuitton

CALENDÁRIO DA SEMANA DE MODA MASCULINA DE PARIS

A Semana de Moda Masculina de Paris acontece entre os dias 21 e 26 de janeiro. O evento contará com 38 desfiles e 30 apresentações – uma leve redução em relação aos 41 desfiles e 32 apresentações da edição anterior. Ainda assim, a semana de moda contará com importantes estreias, um grande retorno e ausência de uma grife de peso.

Entre os desfiles mais aguardados estão Louis Vuitton, Dior Men’s, Rick Owens, Hermès e Kenzo. O retorno que marca a temporada é da Jacquemus, que desfilou pela última vez na semana de moda em março de 2019, para as coleções femininas, e em janeiro de 2020, para as masculinas.

Já os estreantes incluem: Willy Chavarria, Lanvin, 3.Paradis, SS Daley, Charles Jeffrey Loverboy, Les Fleurs Studio e Post Archive Faction. Em relação às ausências, a Loewe optou por apresentar a coleção masculina junto à feminina na Paris Woman’s Fashion Week em março. Além dela, Givenchy, Valentino, Wales Bonner, Gmbh e Alaïa também não participam do calendário.

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