Mary Jane: como usar o modelo de sapato icônico

Falamos por aqui sobre tendências como as sapatilhas, clogs e até mesmo loafers há alguns meses, mas você já conhece o modelo de sapato “mary jane”? Esse item super prático e confortável tem estado bastante em alta ao longo dos últimos meses, fazendo sucesso ao redor do mundo.

O sapato preferido de muitas fashionistas, como Alexa Chung e Sarah Jessica Parker aparece atualmente em diversas variações. Tendo versões coloridas, metalizadas, com salto, sem salto e até mesmo plataforma para quem tem um estilo um pouco mais ousado.

Esse modelo tem tudo a ver com quem gosta das tendências do momento mas não abre mão de um estilo mais clássico. Gostou da trend e está procurando mais informações? Confira nossas principais dicas e referências abaixo:

Diferentes tipos de salto

O modelo de bico arredondado com uma tira ou mais na parte superior foi criado no século 20 e continua sendo considerado um clássico atemporal, podendo ser adaptado perfeitamente a uma ampla variedade de estilos pessoais. Ou seja, você literalmente pode optar por modelar esses sapatos como quiser. Atualmente existem diferentes variações de mary janes com alturas de salto diferentes, desde versões mais baixas, plataforma e até mesmo tratorados.

Várias cores e texturas

O modelo mais clássico de mary jane costuma ser feito de couro preto ou couro envernizado, apresentando uma alça fina que passa por cima do pé, podendo incluir uma fivela ou botão. Mas assim como afirmamos acima, atualmente existem inúmeras variações desse mesmo modelo. Opções coloridas costumam ser bastante populares para quem tem um estilo mais maximalista e divertido. Texturas metalizadas, em veludo, camurça ou até mesmo borracha também tem feito muito sucesso, especialmente para quem prefere opções mais modernas.

Atenção às alças e fivelas

As fivelas nas alças de cada par são um detalhe praticamente essencial nesse modelo, mas atualmente os modelos mais populares incluem duas ou mais delas. Aparecendo presas de forma horizontal ou cruzadas para quem prefere um visual ainda mais moderno. As alças também podem ser mais finas e discretas ou remeter a um estilo rebelde com versões mais grosseiras e chamativas.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR