Mostra sobre Iris van Herpen será realizada em Paris

Exposição em homenagem à Iris van Herpen será realizada em Paris. A estilista e costureira holandesa ficou conhecida por sua estética futurista ao longo dos últimos 15 anos. Crescendo na pequena cidade de Wamel, Iris sempre se expressou criativamente. Ela aprendeu a costurar, cortar moldes e bordar, descoberta que a levou a estudar Design de Moda no Artez Institute of the Arts Arnhem. Aprimorando seu trabalho ao estagiar em grandes empresas como a Alexander McQueen em Londres e Claudy Jongstra em Amsterdã.

Atraída pelo artesanato tradicional da moda, Van Herpen fundou a sua própria marca homônima em 2007. Cortando e imprimindo a laser seus designs detalhados que logo evoluiriam para vestidos de alta costura. Sua primeira coleção em 2007, contou com partes de 700 guarda-chuvas remontados para modelar suas roupas. A criação inédita chamou a atenção do The Groninger Museum, que se ofereceu para comprar parte da coleção.

Os designs de Van Herpen são hipnotizantes, muitas vezes criados a partir de diversas camadas. Sua adoção de tecnologias de impressão 3D a colocou na vanguarda da introdução da tecnologia na moda, sendo apoiada e divulgada por nomes como Lady Gaga, Björk e Tilda Swindon.

Atualmente, Van Herpen colabora com a empresa belga Materialize NV para a impressão de seus projetos, além de realizar parcerias com vários profissionais de diferentes disciplinas, incluindo coreógrafos, cineastas, designers de joias e até mesmo artistas visuais. Desde 2011, a estilista desfila suas coleções na Semana de Alta Costura em Paris. Destacando-se pelo uso de materiais não convencionais, incluindo acrílico transparente, silicone, tecido de microfibra e renda de filme de poliéster.

Com sua natureza escultural e arquitetônica, os projetos de Van Herpen são exibidos com frequência em museus ao redor do mundo, incluindo grandes instituições como o Metropolitan Museum of Art de Nova York, o Royal Museum de Toronto e o Groninger Museum. A inclinação científica de Van Herpen também levou a colaborações com o CERN, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

A futura mostra em Paris incluirá uma retrospectiva da carreira da estilista, apresentando suas criações inovadoras, obras de arte contemporânea, fotografias e muito mais. A novidade será inaugurada no Musée des Arts Décoratifs no dia 29 de novembro de 2023.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR