Alerta de tendência: estampa trompe l’oeil

Já ouviu falar na mega tendência do “trompe l’oeil”? Também conhecida como “enganar os olhos” em francês, essa técnica consiste em apresentar ilusões de ótica de forma realista. Esse estilo artístico começou a fazer parte do universo da moda nos anos 20, quando a designer renomada Elsa Schiaparelli criou peças aplicando a ilusão de ótica.

Com o passar das décadas, o estilista Jean Paul Gaultier também ficou conhecido por replicar esse estilo de design de forma mais ousada. Seus prints representam partes do corpo nuas, misturando ousadia e diversão em criações icônicas.

Atualmente, com a retomada de elementos vintage, especialmente dos anos 90 e da estética Y2K, designers da nova geração como Glenn Martens e Olivier Rousteing têm retomado essa estética característica de Jean Paul. Criando novos designs representando diferentes partes do corpo, extremamente parecidos com os originais.

Na última temporada masculina, ambos homenagearam o designer. A marca Y Project sob a direção criativa de Glenn Martens chamou a atenção graças a sua nova coleção cápsula em parceria com o estilista icônico, incorporando um dos seus prints mais famosos que retratam partes do corpo humano.

Além de peças mega coloridas, prints gráficos, denim e sobreposições vibrantes. A Balmain de Olivier Rousteing também apresentou itens parecidos em seu desfile mais recente. Incluindo peças que brincam com as sombras e figuras de partes do corpo, seguindo o conceito de trompe l’oeil.

Coincidentemente, os dois designers foram convidados recentemente pela marca Jean Paul Gualtier para criar diferentes coleções. Desde que Gaultier se aposentou das passarelas em 2020, a marca optou por fazer coleções colaborativas e a cada ano um estilista diferente é responsável pela coleção de alta costura.

Na última temporada, Martens foi o responsável pela coleção e agora Rousteing é o novo designer convidado da marca. Ele apresentará a coleção na próxima semana de Alta Costura, que acontece em Paris no mês de julho.

Com a grande valorização do corpo e da estética vintage nas últimas temporadas, as estampas “trompe l’oeil” tornaram-se uma das maiores tendências para 2022. Fazendo parte de looks de celebridades como Anitta, Dua Lipa e Kylie Jenner, além de também aparecer em composições mais para o dia-a-dia.

Aparecendo especialmente em vestidos, bodies e blusas, os prints com esse design podem ser mais explícitos ou menos, representando apenas os contornos das partes do corpo. Aparecendo em tons sóbrios como preto e branco ou bastante coloridos.

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