A mesa de cabeceira é conhecida por ser um móvel que fica sempre ao lado da cama, e como o nome já diz, posicionado na parte superior dela, perto da onde ficam os travesseiros. Apesar de ser um item decorativo bastante popular, essa não é a sua única função.
Sendo o móvel ideal para apoiar objetos importantes de forma prática e de fácil acesso, como livros, óculos, remédios, jóias, cosméticos e bebidas. Por ser um item produzido e disponibilizado em diferentes estilos, é bem mais fácil encontrar qual modelo combina mais com seu gosto pessoal de decoração. Também podendo ser uma das peças-chave dentro do cômodo, dependendo do design escolhido.
Mas assim como outras partes do quarto, esse móvel também costuma ficar bastante desorganizado quando não prestamos atenção a alguns detalhes importantes. Confira nossas principais dicas e referências para ter uma mesa de cabeceira bonita e funcional:
Escolha o modelo ideal
Idealmente a mesa de cabeceira deve ter uma altura semelhante à da própria cama, fazendo com que o acesso aos itens deixados nela seja fácil. Em alguns casos, também vale bastante a pena investir em modelos com gavetas, para ter mais espaço e onde guardar os objetos de forma mais organizada. Os modelos são tão variados, que podem ser escolhidos de acordo com o gosto de cada um, porém os que mais gostamos são os mais clássicos com acabamento em madeira e em laca para quem gosta de um estilo mais moderno.
Foque na iluminação
A iluminação ao lado da cama também é extremamente importante. Podendo ser produzida a partir de um abajur apoiado na mesa de cabeceira ou até mesmo por arandelas na parede. No caso do abajur, o ideal é escolher um modelo que ofereça uma boa iluminação indireta, utilizando lâmpadas mais quentes. Priorize modelos relativamente menores do que a mesa de cabeceira, dando espaço para outros itens.
Menos é mais
Após escolher o item responsável pela iluminação, a principal dica é selecionar entre dois ou três objetos decorativos e funcionais para colocar em cima da mesa de cabeceira. Podendo variar entre velas, vasos com flores, livros, pratinhos para jóias, porta-retratos e até mesmo moringas com água.