Francis Keré é o primeiro africano a vencer o Pritzker

Esse mês foi anunciado o prêmio mais importante da arquitetura, e pela primeira vez na história o vencedor do Pritzker é um africano. Francis Keré nasceu em Burkina Faso no ano de 1965. Ele segue trabalhando tanto em seu país natal, quanto na Alemanha, onde mora desde sua juventude. Formado na Universidade Técnica de Berlim, ele vive na cidade desde 1985.

Reconhecido por criar obras inovadoras, muitas vezes sustentáveis e colaborativas por natureza. Francis fundou a Fundação Kéré Architecture, tendo seus projetos reconhecidos internacionalmente, inclusive com diferentes premiações. Como o Aga Khan em 2004, graças ao seu primeiro prédio, a escola primária Gando em Burkina Faso.

Kéré realizou projetos em diversos países, especialmente na África e Europa. Como por exemplo em Moçambique, Mali, Uganda, Quênia, Togo, Sudão, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos. Em 2017, as Serpentine Galleries contrataram o arquiteto para projetar o especial Serpentine Pavilion em Londres. Tornando-se responsável por criar um sistema de captação de água da chuva para irrigar o parque Kensington Gardens.

Preocupado em oferecer qualidade de vida a comunidades desfavorecidas, o portfólio de Francis Keré é repleto de escolas e centros de saúde, construídos da maneira mais sustentável possível. Com uma carreira sólida e projetos que unem o design com a criação de valor para a sociedade, ele já colecionava alguns prêmios, mas agora teve o maior reconhecimento da carreira.

O prêmio Pritzker foi criado em 1979 pela família Pritzker de Chicago por meio da Fundação Hyatt. Também conhecido como o “Nobel da arquitetura”, o prêmio busca homenagear a cada ano arquitetos vivos, por realizações significativas. Incluindo um medalhão de bronze e um valor de 100.000 dólares, sempre entregues durante uma cerimônia realizada em um local arquitetonicamente significativo ao redor do mundo.

Buscando homenagear um profissional cujo trabalho construído combina qualidades como talento, visão e compromisso. Além de também produzir com consistência, contribuições significativas para a humanidade e o meio-ambiente através da arquitetura. Francis Keré, tem tudo a ver com a proposta do prêmio, tendo realizado inúmeros projetos de escolas e hospitais. Sempre adaptados às necessidades locais, levando em consideraçãoclima local.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR