Exposição Homenageia Ryuichi Sakamoto: Uma Jornada Multimídia em Tóquio

  • Exposição Homenageia Ryuichi Sakamoto: Uma Jornada Multimídia em Tóquio

Em uma emocionante homenagem a Ryuichi Sakamoto, o inovador compositor que nos deixou em março de 2023, uma exposição única desabrocha no NTT Intercommunication Center (ICC) em Tóquio. Este tributo, que ocorre de 16 de dezembro de 2023 a 10 de março de 2024, não apenas celebra a vida e o legado criativo de Sakamoto, mas também destaca seu profundo impacto nos domínios da música, mídia e arte.

Co-curada por Daito Manabe, membro do coletivo criativo baseado em Tóquio, Rhizomatiks, e amigo próximo de Sakamoto, a exposição apresenta obras inspiradas nos dados de performance deixados pelo saudoso músico. Além disso, a mostra comemorativa exibe uma diversidade de trabalhos de artistas nacionais e internacionais que compartilhavam uma ligação especial com Sakamoto.

O Legado Duradouro e Colaborações de Ryuichi Sakamoto

A relação duradoura entre Ryuichi Sakamoto e o NTT Intercommunication Center remonta a 1991, antecedendo a inauguração do centro. Ao longo dos anos, o músico estabeleceu conexões profundas com o ICC, colaborando em eventos marcantes, como o concerto de 2005 vinculado à exposição “Laurie Anderson: O Registro do Tempo”. Sua contribuição foi crucial em exposições comemorativas ao lado de Takatani Shiro, marcando o décimo e vigésimo aniversários do ICC.

A fascinação de Sakamoto pelo Internet desde os anos 1990 se reflete em seu engajamento proativo com a mídia. Utilizando plataformas online, ele realizou eventos ao vivo e atividades diversas, integrando habilmente a tecnologia de mídia em suas empreitadas artísticas. A exposição atual é uma homenagem profunda a Sakamoto, reconhecendo suas imensas contribuições para a arte midiática.

Experimentando o Futuro com Sakamoto

A exposição busca impulsionar experimentalmente o legado do compositor para o futuro. Utilizando dados de performance, obras colaborativas e registros documentados de seu envolvimento com o ICC, o evento oferecerá uma celebração dinâmica da influência duradoura de Sakamoto. Ao longo do período da exposição, estão programados eventos como conversas com curadores, artistas expositores e convidados, simpósios, programas de exibição e concertos.

Daito Manabe e as Fronteiras Criativas de Sakamoto

Daito Manabe, co-curador da exposição, compartilha sua experiência: “Desde 2019, venho trabalhando em um projeto para arquivar as performances de Ryuichi usando equipamentos de fotografia especiais. Fui responsável pelo desenvolvimento do sistema e direção de arte, tendo muitas conversas com ele durante esse processo. O que mais me impressionou foi o interesse do Sr. Ryuichi não apenas no conteúdo arquivado, mas também no desenvolvimento de IA com base nesses dados. Esta exposição é uma homenagem ao amado Ryuichi Sakamoto, utilizando os valiosos dados que ele deixou e criando obras que transmitirão suas aspirações artísticas para o futuro.”

Nome do Projeto: Tributo a RYUICHI SAKAMOTO: Música / Arte / Mídia
Co-curadores: Hatanaka Minoru (ICC), Manabe Daito (Rhizomatiks)
Local: NTT InterCommunication Center (ICC)
Datas: 16 de dezembro de 2023 a 10 de março de 2024

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR