Já imaginou saber quais tendências do TikTok valem a pena para o seu negócio? A empresa de análise de tendências WGSN acaba de lançar uma ferramenta para isso!
Chamada de “TikTok Analytics”, ela promete identificar a origem e o futuro das trends virais, além de dar dicas para marcas aproveitarem esse potencial.
“Tudo que acontece no TikTok geralmente faz parte de uma mega-tendência ou mudança de comportamento do consumidor que já vem acontecendo há tempos”, explica Clare Varga, diretora de beleza do WGSN. Um exemplo é a trend “mulher da máfia” de janeiro, que usava casacos de pele e maquiagem matte. Signos de que esse visual ia bombar já existiam meses antes do surgimento do termo “mulher da máfia”.
“O TikTok é rápido, mas as tendências em si não tanto”, continua Varga. “O TikTok Analytics funciona como um câmera lenta para essas trends, mostrando de onde elas vêm, por que estão acontecendo, como estão se transformando e para onde vão.”
Resumindo, a ferramenta ajuda marcas a lucrarem com as trends tanto no curto quanto no longo prazo. Através dela, é possível saber quais palavras-chave usar para impulsionar campanhas e promoções. “Óleo de limpeza”, “estimulador de colágeno” e “pele de vidro” foram alguns dos termos mais buscados no #skintok de janeiro e fevereiro”, conta Varga.
“Também dá para saber em que etapa do ciclo de consumo o usuário está pelo tipo de conteúdo que ele vê. Será que ele está procurando tutoriais ou já quer recomendações para comprar um produto?”, finaliza Varga.