Moncler Group lidera pelo quinto ano consecutivo no Dow Jones Sustainability Indices

O compromisso do Moncler Group com a sustentabilidade continua mais forte do que nunca, conquistando o primeiro lugar no setor “Têxtil, Vestuário e Artigos de Luxo” nos Dow Jones Sustainability Indices World and Europe pelo quinto ano consecutivo, com a pontuação mais alta – 89/100.

O CEO e presidente do grupo, Remo Ruffini, compartilhou sua visão sobre essa conquista: “Na Moncler e Stone Island, trabalhamos diariamente para integrar a sustentabilidade em nosso modelo de negócios. Fazemos isso com paixão, criatividade, humildade e concretude necessária. Estamos em uma jornada transformacional que requer mudanças significativas na forma como trabalhamos. Esse caminho coletivo e transversal envolve todos os que trabalham dentro da empresa e colaboram conosco em toda a cadeia de valor.”

Apesar do orgulho nesta conquista, Ruffini reconhece que há muito a ser feito. Ele ressalta: “Fazemos isso porque acreditamos firmemente que os resultados econômicos são importantes, mas também é crucial a maneira como são alcançados.”

O Dow Jones Sustainability Index classifica as principais empresas impulsionadas pela sustentabilidade com base em critérios de responsabilidade econômica, ambiental e social, analisados pela principal provedora de classificações de crédito, a S&P Global.

Anualmente, o grupo relata seu desempenho e metas de sustentabilidade em seu comunicado financeiro não consolidado. Em 2020, o Moncler apresentou seu plano estratégico de sustentabilidade até 2025, “Born to Protect”, focando em cinco impulsionadores estratégicos: ação climática, economia circular, obtenção justa, promoção da diversidade e contribuição às comunidades locais.

Como parte desse roadmap ecológico, o Moncler compromete-se a atingir emissões líquidas zero até 2050; reciclar resíduos de fabricação de nylon nos locais do grupo e em toda a cadeia de abastecimento; utilizar em suas coleções 50% de fios e tecidos de materiais de menor impacto até 2025 (reciclados, orgânicos ou provenientes de agricultura regenerativa ou certificados segundo padrões específicos); rastreabilidade de matérias-primas; e obtenção da certificação Equal Pay, entre outros.

Até o momento, o grupo destaca conquistas, como o uso de cerca de 90% de eletricidade em seus locais corporativos operados diretamente em todo o mundo a partir de fontes renováveis em 2022, estimando alcançar 100% até o final de 2023; neutralidade de carbono mantida em seus próprios locais corporativos operados diretamente (locais de produção, escritórios, centro logístico e lojas) a partir de 2021; reciclagem de 100% dos resíduos de nylon de seus próprios locais diretos; integração progressiva em suas coleções de fios e tecidos de materiais de menor impacto, com o objetivo de atingir 50% até 2025; e quase eliminação de todo o plástico virgem de uso único, entre outros feitos. Em 2022, 69% dos funcionários do grupo eram mulheres, com 51% em cargos de gerência.

O grupo também contribuiu para a proteção de mais de 108.000 pessoas necessitadas nos últimos seis anos e estima ter ajudado cerca de 140.000 no período de 2017 a 2023.

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