A Nova Fragrância de Nina Ricci por Harris Reed: Vénus

O lançamento da nova fragrância de Nina Ricci marca o terceiro pilar da marca após Nina em 2006 e L’Air du Temps em 1948.

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Foto: Vénus de Nina Ricci

Para sua primeira fragrância, o diretor criativo da Nina Ricci, Harris Reed, apresenta Vénus, um perfume feminino que lança uma nova franquia de perfumes para a marca. Ele marca o terceiro pilar desde Nina em 2006 e L’Air du Temps em 1948.

Ainda antes de começar oficialmente na lendária casa de moda francesa em 2022, o designer começou no projeto de perfume. “Fui levado para Grasse, onde conheci minha equipe pela primeira vez e estava literalmente colhendo jasmim”, disse Reed.

“Achamos que é o momento certo para lançar o terceiro perfume que completa nossa trilogia”, disse Ana Trias Arraut, vice-presidente da Carolina Herrera e Nina Ricci na empresa controladora Puig. Isso porque houve um trabalho realizado na marca Nina Ricci como um todo.

“Era sobre como poderíamos reimaginar esse incrível patrimônio e legado com uma nova perspectiva e um olhar”, disse Reed. Vénus, a nova fragrância de Nina Ricci, foi criada para sincronizar com isso.

O designer britânico-americano não é estranho à fragrância. “Para mim, tendo uma mãe que foi perfumista por 25 anos, a fragrância tem sido uma parte [chave] da minha ética de design, criatividade”, disse Reed, que ama o perfume por sua capacidade de desencadear a memória. “Como alguém que era uma criança do mundo – me mudei 30 vezes antes de ir para a universidade em Londres – sempre confiei no cheiro para me levar de volta a um tempo mais feliz, um mundo diferente, um espaço diferente.

“Quando criança, eu era bastante obcecado com a psicologia em torno da fragrância”, ele continuou. “Eu misturo tudo de manhã. Nunca uso um perfume; eu uso cerca de 20. Até meu marido ri de mim, porque só temos perfumes e velas acesas.”

Reed há muito tempo usa perfumes criados pela Puig – ele usava Nina quando adolescente, enquanto sua mãe tinha L’Air du Temps entre os muitos perfumes em sua mesa de cabeceira – e a fragrância fazia parte de sua atração pela Nina Ricci. “Meu envolvimento com perfume foi um dos contrapartes mais emocionantes ao design e à moda”, disse Reed, que – como para a criação de moda – tinha moodboards e palavras-chave em mente para a nova fragrância de Nina Ricci.

Processo de criação da nova fragrância de Nina Ricci

Chegando à sua quarta coleção com uma fragrância para Nina Ricci, ele disse: “É uma maneira linda de mostrar a mulher, um indivíduo que estou tentando atingir com a marca e amplificar no mundo.”

Reed criou noções de uma mulher moderna da Nina Ricci – e como ela cheiraria. Essa pessoa, ele disse, é muito forte.

A última fragrância Nina Ricci a ser lançada foi uma iteração de Nina nove anos atrás. “Eu queria essa baunilha viciante, patchouli branco, coisas que eu mesma usava”, disse Reed. A magnólia se tornou uma nota fundamental da nova fragrância de Nina Ricci depois que ele a cheirou em Grasse. Reed descreveu essa flor como explosivamente olfativa e muito do momento. “Eu tinha essa ambição: Tem que ser grande, viciante, sensual e celebratória da feminilidade e dos indivíduos”, disse Reed sobre Vénus. “Torcer, manipular e fazer algo parecer novo é muito emocionante.” Ele trabalhou com os perfumistas da DSM-Firmenich Alexandra Monet, Olivier Cresp, que desenvolveu Nina, e Nathalie Lorson.

“Foi selvagem entender o nível de detalhe e meticulosidade que entrou nisso”, disse Reed, que estava envolvido em todas as etapas do projeto. Levou quase dois anos para desenvolver a nova fragrância de Nina Ricci, o que lhe deu o luxo de tempo “que também me fazia sonhar. Então, cada vez que saía de uma reunião de fragrâncias, eu corria de volta para o estúdio de moda, o ateliê e dizia: mude isso, mude aquilo. Porque a fragrância, novamente, te faz sonhar, romantizar e pensar.”

“Eu quebrei totalmente todos os meus NDAs com quantas pessoas deixei experimentar”, disse Reed rindo. “Mas acho que está tudo bem, porque somos uma família. Minha mãe adora. Ela achou muito interessante.”

Por que “Vénus” como nome da nova fragrância de Nina Ricci?

Os executivos da Puig não discutiriam projeções, mas fontes da indústria estimam que Vénus gerará cerca de 25 milhões de euros em vendas no varejo no primeiro ano. O nome da nova fragrância de Nina Ricci faz referência a uma fascinação de Robert Ricci, filho de Nina Ricci, que iniciou o negócio de perfumes da marca.

“Ele era realmente obcecado por mitologia”, disse Edwin Bodson, diretor de Nina Ricci Fashion and Beauty. “Então Vênus, sendo a deusa do amor e da beleza, era uma evidência para nós. Lutamos por muito tempo para conseguir esse nome.”

Enquanto Nina representa autoestima e L’Air du Temps, paz, amor e liberdade, Vénus tem a intenção de canalizar o amor próprio, de acordo com Trias Arraut. Isso os levou à forma da garrafa. “Quando chegamos à concha, para mim era um objeto de desejo, algo tão procurado, joia e precioso”, disse Reed, explicando que na Nina Ricci, os frascos de perfume são sempre também símbolos.

“Parece uma ampliação – você é uma deusa”, ele disse, referindo-se ao frasco Vénus flanqueado por uma concha dourada e coroado com uma tampa arredondada preta assimétrica. “Tantas tentativas para ficar perfeito.”

“Esta foi minha primeira vez criando um perfume dessa magnitude, mas também criando um pouco de iconografia”, disse Reed.

“Isso foi super emocionante e gratificante, algo que eu não pensei que conseguiria fazer tão cedo em minha carreira.” Rebecca Dayan, vestindo um top de resina com ombre dourado e uma cauda de peixe preta, é a musa do perfume. A atriz francesa é o rosto da campanha.

“Amo que ela tenha aquele leve je ne sais quoi”, disse Reed, chamando Dayan de “um ícone moderno. Nós a reimaginamos como esta Vênus moderna posando na frente da concha, sendo como uma sereia moderna. Você é completamente transportado para este outro mundo.”

Charlotte Wales fotografou a campanha. “Eu sou uma grande admiradora ao longo dos anos”, disse Reed. Ele acredita que a imagem de Vénus “representa completamente minha nova direção da marca”.

A nova fragrância de Nina Ricci será lançada oficialmente logo após o próximo desfile da Nina Ricci em Paris, em 27 de setembro, após o qual os participantes terão uma revelação de Vénus em uma festa. A eau de parfum será lançada em toda a França em 2024, depois em outros mercados europeus, como Suíça, Bélgica e Espanha, Canadá e América Latina, no próximo ano.

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