A NASA Está Estabelecendo um Fuso Horário para a Lua

O FUSO HORÁRIO PARA A LUA TAMBÉM PODERÁ SER Conhecido como Tempo Lunar Coordenado (LTC)

nasa-fuso-horario-para-a-lua-2026
Foto: Soumyabrata Roy/Nurphoto Via Getty Images

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) anunciou que está atualmente no processo de estabelecimento de um fuso horário para a lua.

Apelidado de “Tempo Lunar Coordenado (LTC)”, o tempo “será determinado por uma média ponderada de relógios atômicos na Lua” de forma semelhante à regulamentação do Tempo Universal Coordenado (UTC) da Terra. A localização exata dos relógios atômicos na lua ainda não foi decidida por enquanto, no entanto, a análise mostra que os relógios parecerão estar marcando mais rápido por microssegundos (um milionésimo de segundo) por dia.

O que muda com o fuso horário para a lua?

O estabelecimento do LTC ajudará a construir um futuro ecossistema lunar escalável para outros em nosso sistema solar, bem como garantir que os astronautas em futuras missões permaneçam seguros, apesar da diferença de horário.

“Para colocar esses números em perspectiva, as asas de um beija-flor batem cerca de 50 vezes por segundo”, escreveu a NASA em seu anúncio. “Cada batida é de cerca de 0,02 segundos, ou 20.000 microssegundos. Então, embora 56 microssegundos possam parecer minúsculos, quando se discutem distâncias no espaço, pequenos pedaços de tempo se acumulam.”

“Para algo viajando à velocidade da luz, 56 microssegundos são tempo suficiente para viajar a distância de aproximadamente 168 campos de futebol”, disse Cheryl Gramling, líder de posição lunar, navegação, cronometragem e padrões na sede da NASA em Washington. “Se alguém estiver orbitando a Lua, um observador na Terra que não estiver compensando os efeitos da relatividade em um dia pensaria que o astronauta em órbita está a aproximadamente 168 campos de futebol de distância de onde o astronauta realmente está.”

“Reebok e NASA: sneakers do espaço que vão te deixar nas nuvens”, leia a matéria completa clicando aqui.

O fuso horário para a lua será estabelecido pela NASA e liderado pelo programa de Comunicação e Navegação Espacial (SCaN) da agência, e é dirigido pela Casa Branca para concluir este projeto até o final de 2026.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR