Philippe Starck lança tênis reciclável em parceria com a Baliston

Philippe Starck entrou na onda da redução do impacto ambiental na moda e desenvolveu, em parceria com a Baliston, um tênis de edição limitada, aprimorado por IA e totalmente reciclável.

O modelo “Baliston by Starck” usa fios de mamona, cana-de-açúcar, algodão orgânico, borracha natural e plástico reciclado. O processo é o seguinte: os clientes devolvem seus tênis usados para a fábrica da Baliston, em Denver, onde ele é reduzido às suas matérias-primas, reciclado e reutilizado. O calçado usa sensores de IA para analisar a marcha do cliente e criar palmilhas individualizadas para ajudar os usuários a melhorar a postura.

Um grande desafio para a carreira de Starck, né? Ele viu na ideia de criar um tênis completamente sustentável e que contribuísse para o melhor desempenho do cliente sua grande motivação para entrar no projeto.

Além de analisar a marcha e as palmilhas personalizadas, os sensores monitoram o estado do calçado e avisam o usuário quando é necessário substituir por um novo par. Usando um modelo cadastrado, o cliente recebe um tênis substituto e pode devolver o par antigo gratuitamente.

As cinco cores disponíveis já estão à venda no site da Baliston.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR