Tudo o que você precisa saber sobre design biofílico

Apesar do nome bastante diferente, o design biofílico já faz parte do dia-a-dia de muitos, sendo considerado uma das maiores trends de decoração para esse ano. O conceito vem do termo biofilia, fazendo referência à tendência humana de interagir com outras formas de vida, especialmente a natureza. Quando aplicado ao design de interiores e a arquitetura, significa criar uma sensação de harmonia dentro da sua própria casa.

De acordo com diversos estudos, o design biofílico tende a deixar as pessoas ainda mais felizes, aumentando a conexão com o mundo natural, mesmo dentro de ambientes fechados. Frequentemente descrito como ‘arquitetura da vida’, a incorporação da biofilia em espaços públicos e privados, tende a melhorar a saúde física e mental, além de incentivar a produtividade.

O design de interiores biofílico tem tudo a ver com as regras da arquitetura biofílica, envolvendo a criação de salas com uma boa luz natural, esquemas de cores naturais e, é claro, grandes quantidades de plantas da casa. A ideia é que qualquer que seja o cômodo em que você esteja, você possa ver ou esteja cercado por natureza mesmo dentro de casa. Confira nossas principais dicas e referências abaixo:

Deixe a luz entrar

Se você deseja incorporar elementos de design biofílicos em sua casa, a primeira coisa a considerar são suas janelas e a quantidade de luz natural que passa por elas. Maximizar a exposição à luz natural é um dos pilares do design biofílico. Portanto, deixe as persianas e cortinas pesadas de lado e mova os móveis para maximizar o tempo e a exposição à luz natural dentro de casa.

A paleta de cores ideal

O design biofílico prioriza tons esverdeados em todas as suas formas. Seja investindo em plantas para a decoração de um ambiente específico ou até mesmo usando pintando algumas paredes de verde. Inclusive, essa dica é perfeita para quem não gosta de plantas dentro de casa mas deseja incorporar essa mega tendência na decoração. Paredes verdes, móveis ou uma combinação criarão um espaço ainda mais relaxante.

Plantas na decoração

Uma das maneiras mais fáceis de investir no design biofílico é através de plantas vivas. O contato direto com a natureza pode ser promovido com a inserção de plantas dentro de diferentes ambientes. Para os iniciantes, recomendamos começar aos poucos, com plantas de baixa manutenção ou até mesmo um pequeno conjunto de ervas na cozinha. Já para quem tem mais experiência, decore diferentes cômodos como banheiros, salas e quartos com suas plantas favoritas.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR