Yayoi Kusama recebe uma galeria permanente em Inhotim

Yayoi Kusama: 'I’m Here, But Nothing' (2000) Foto: Daniel Mansur / Divulgação
Yayoi Kusama: ‘I’m Here, But Nothing’ (2000) Foto: Daniel Mansur / Divulgação

A renomada artista japonesa Yayoi Kusama agora tem um pavilhão exclusivo em Inhotim, chamado Galeria Yayoi Kusama, que exibirá permanentemente duas instalações imersivas icônicas a partir deste domingo, 16 de julho. Conhecida tanto no mundo da arte como fora dele por suas icônicas bolinhas coloridas psicodélicas, Kusama ganhou destaque através de uma aclamada parceria com a Louis Vuitton.

A diretora artística do museu, Júlia Rebouças, ressalta que as obras em exposição, “I’m Here, But Nothing” (2000) e “Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009), são envolventes e simbolizam a extensa prática artística e pesquisa de décadas de Yayoi Kusama. A Galeria Yayoi Kusama ocupa aproximadamente 1.500 metros quadrados, cercada por mais de 4 mil bromélias e é a vigésima galeria permanente do instituto.

O editor Nô Mello dentro da instalação ‘Aftermath of Obliteration of Eternity’ — Foto: Nô Mello

A instalação “I’m Here, But Nothing” (2000) é totalmente iluminada por luz negra e recria um ambiente doméstico comum, coberto por inúmeros pontos brilhantes coloridos que se espalham por objetos como sofá, televisão, mesa, cadeiras, porta-retratos, tapetes e outros itens de decoração. Os pontos fluorescentes são adesivos aplicados nas paredes, objetos, teto e chão. Por outro lado, “Aftermath of Obliteration of Eternity” (2009) foi criada quando Yayoi Kusama já tinha 80 anos e faz parte dos princípios de sua filosofia de auto-obliteração, que envolve o desejo de negar sua existência ao se unir ao infinito como parte de um todo.

Foto: Daniel Mansur

Nesse ambiente imersivo, o espectador é conduzido a um cosmo transcendental completamente diferente do exterior. “Essas obras nos ajudam, de uma forma muito bela, a compreender como Yayoi Kusama concebe os corpos e os espaços em sua obra”, reflete Douglas de Freitas, curador de Inhotim.

A Galeria Yayoi Kusama, projetada pelos arquitetos Fernando Maculan (MACh) e Maria Paz (Rizoma), ocupa uma área de 1.436,97 m² no Eixo Laranja, próxima à Galeria Cosmococa de Hélio Oiticica e ao Jardim Veredas do Instituto. O prédio é construído como uma parede, separando os jardins paisagísticos e a natureza do Instituto. O paisagismo, que apresenta um caminho sinuoso feito de pedras entre as mais de 4 mil bromélias plantadas no novo espaço, foi realizado por Juliano Borin, curador botânico do Inhotim, Geraldo Farias, da equipe do Jardim Botânico do Inhotim, com contribuições de Bernardo Paz. O jardim planejado se inspira em um jardim tropical multicolorido, com um toque de psicodelia, e remete à conexão de Yayoi Kusama com sua origem japonesa e aos pontos que se repetem em sua obra.

Yayoi Kusama, Aftermath of Obliteration of Eternity (2009). Crédito: Cortesia de Bellagio

Atualmente com 94 anos, Yayoi Kusama reside em Tóquio e vive um novo momento de destaque na arte contemporânea. Além da parceria com a LV e do pavilhão permanente em Inhotim, Kusama está exibindo uma série de esculturas inéditas na galeria David Zwirner, em Nova York, atraindo, como de costume, longas filas de visitantes. Mais um motivo para planejar sua próxima visita a Inhotim e conferir de perto, e por dentro, as instalações permanentes da artista japonesa.

Confira a programação para visitação aqui.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR