Balenciaga vende tênis destruído e causa polêmica

A polêmica dos tênis destruídos da Balenciaga viralizou na internet recentemente. A marca chocou até quem não costuma acompanhar lançamentos de moda, por ter anunciado a venda de modelos completamente detonados. A Balenciaga ficou conhecida nos tempos atuais por suas criações irreverentes e muitas vezes virais. Porém, a empresa centenária nem sempre foi assim.

Fundada em 1919 pelo designer espanhol Cristóbal Balenciaga na cidade de San Sebastian, na Espanha. Conhecido por ser um costureiro de altíssimo padrão, sua marca de luxo famosa por suas silhuetas modernas e femininas, diferenciadas das demais, especialmente para a época. No mesmo ano, a Balenciaga foi expandida, inaugurando filiais em Barcelona e Madri. A marca fazia tanto sucesso que os integrantes da realeza e aristocracia espanhola usavam seus designs. Porém, a Guerra Civil Espanhola causou o encerramento das lojas da Balenciaga no país, fazendo com que a marca mudasse sua sede para Paris.

Nessa época, Cristóbal apresentou seu primeiro desfile de moda, incluindo designs inspirados pelo movimento renascentista espanhol. A casa fechou em 1972, no mesmo ano da morte do designer, e foi reaberta sob nova direção em 1986. Atualmente, a Balenciaga é propriedade do grupo de Kering. Considerada como uma das marcas mais hypadas e inovadoras no mercado da moda de luxo atual, a Balenciaga segue impressionando mesmo depois de todos esses anos.

Seu diretor criativo desde 2015, o designer gregoriano Demna Gvasalia, ficou conhecido mundialmente por também ser o fundador da Vetements. Admirado por seu estilo ousado e subversivo, Demna mudou a estética da Balenciaga, transformando-a na marca que conhecemos hoje.

Suas últimas criações incluem diferentes polêmicas como o lançamento de uma bolsa imitando a da empresa Ikea por mais de 2.000 dólares, modelos de Crocs com salto, a Kim Kardashiam coberta da cabeça aos pés no MET Gala de 2021 e mais recentemente, sacos de lixo na passarela. Os calçados foram criados por Demna e estarão disponíveis nas cores vermelho, preto e branco. A ideia da campanha é incentivar o uso dos tênis por vários anos, até que eles fiquem completamente destruídos e parecidos com os das imagens polêmicas.

O modelo “Distressed Paris Sneaker” já está disponível para pré-venda online. A edição “super” destruída, tem apenas 100 pares disponíveis, além de uma versão mule e outra opção do modelo em cano alto, ambos menos desgastados e com uma maior quantidade de pares disponíveis.

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