Designer cria tecidos a partir de raízes

A designer Zena Holloway chamou a atenção durante o London Design Festival desse ano ao apresentar tecidos criados a partir de raízes. Na edição inaugural da feira de design ‘Material Matters’, a criativa multidisciplinar lançou uma nova coleção de esculturas e diferentes produtos que podem ser usados como peças de roupa.

O evento britânico reuniu mais de 40 marcas, designers, fabricantes e organizações para celebrar a importância dos materiais e sua capacidade de moldar nossas vidas. Baseado no podcast de mesmo nome aclamado pela crítica, o ‘Material Matters’ teve sua edição inaugural durante o London Design Festival 2022, de 22 a 25 de setembro.

A coleção criada por Holloway, conhecida como “Rootfull”, inclui um vestido com gola e outras formas esculturais inspiradas em corais, grandes tapeçarias e luminárias de raízes com texturas variadas. Destaque na feira, as criações da designer exploram a possibilidade promissora de tecidos cultivados em raízes. Também promovendo uma moda sustentável e compostável.

Para produzir sua coleção, a designer cultivou sementes de grama de trigo em moldes esculpidos com cera de abelha. Os brotos cresceram até 20cm durante 12 dias, enquanto suas raízes se unem, formando uma estrutura naturalmente tecida. As raízes podem então se expandir verticalmente ou horizontalmente para seguir a forma dos modelos em que crescem.

“O desafio é costurar, cortar, unir, arrancar, definir e redefinir até que a raiz encontre a forma ideal. A raiz é um material bastante versátil. Os resultados mais honestos são alcançados trabalhando com os fluxos naturais da fibra. Ela pode ser cultivada em grandes estruturas suspensas ou definida e moldada para formar vasos. Além de responder muito bem aos processos naturais de tingimento”

Zena Holloway

As raízes também podem ser cultivadas em pequenos espaços, tornando-as planas e compactas, ou até mesmo desenvolvendo-as mais profundamente para criar formas 3D ainda mais complexas. A raiz forma uma espécie de esqueleto botânico, aprisionando carbono, tornando-se uma pequena parte da solução para o complexo problema das mudanças climáticas.

Cada ciclo de crescimento produz um resultado diferente, portanto, duas peças nunca crescem da mesma forma. Confira o vídeo abaixo detalhando ainda mais o projeto criado pela designer:

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR