Desert X AlUla 2024: Arte que Desafia o Vazio na Península Arábica

  • Desert X AlUla 2024: Arte que Desafia o Vazio na Península Arábica

O renomado evento artístico conhecido como Desert X AlUla está de volta para sua terceira edição na antiga Península Arábica. Anualmente, essa exposição reúne uma coleção única de obras etéreas, criadas por artistas celebrados e emergentes de todo o mundo. Sob a curadoria de Maya El Khalil e Marcello Dantas, a edição deste ano, intitulada “Na Presença da Ausência”, convida tanto artistas quanto público a refletirem sobre espaços vazios e “invisíveis”, explorando como essas obras oferecem novos diálogos com o vasto deserto circundante.

Diferentemente das edições anteriores, o Desert X AlUla 2024 se desdobrará em três locações distintas: Wadi AlFann, Harrat Uwayrid e a alManshiyah Plaza. Cada área desafia os participantes a ajustarem sua perspectiva, explorando os aspectos imperceptíveis do local com reverência. Como destaca El Khalil em um comunicado, as obras “diagramam e envolvem fenômenos efêmeros, como o movimento da luz ou a erosão do vento, tornando-se performances dessas forças para revelar a importância monumental do que, à primeira vista, parece ausente.”

Entre as instalações impressionantes, destaca-se um campo de futebol concebido por Ayman Yossri Daydban, uma escultura que se derrete refletindo o verniz do deserto de Aseel AlYaqoub, e um túnel iridescente projetado pela artista conceitual sul-coreana Kimsooja. Dantas acrescenta: “O deserto, muitas vezes percebido como um lugar vazio, gradativamente revela suas camadas intricadas de existência conforme nos envolvemos. Desert X AlUla convida os artistas a criar obras originais em uma escala sem precedentes, desafiando-os a descobrir vestígios que transcendem os limites da visão, borrando a linha entre o que vemos e o que verdadeiramente percebemos na presença da ausência.”

O Desert X AlUla 2024 ocorrerá de 9 de fevereiro a 23 de março. Para mais informações sobre a programação, visite o site oficial da organização.

PUBLICIDADE

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR